O mais relevante em uma empresa é ter um controle de contas a pagar, para, assim, ela possa se manter lucrativa a longo prazo.
Não há faturamento em uma empresa que não possui controle do caixa, e se o seu negócio constantemente fecha o mês no vermelho, cheia de dívidas, todo o seu lucro acaba indo para o banco no pagamento de juros cada vez mais altos.
Agora você se pergunta, como faço para ter esse controle? A resposta é simples: organização, controle e planejamento. Basta você registrar e acompanhar as suas contas e manter um planejamento sempre atualizado, assim, você terá total comando sobre os seus gastos e suas contas a pagar.
Ainda não sabe como fazer todo esse controle e ter uma boa organização? Fique tranquilo que a Gestaum irá te ajudar com isso, siga as nossas dicas abaixo!
Identifique custos fixos e variáveis e crie um planejamento.
Inicialmente você deve criar uma relação entre todos os seus gastos e custos fixos e variáveis.
As contas de consumo (luz, água, aluguel), a compra de matéria-prima, o salário de colaboradores, os tributos e compras parceladas – todos esses e outros gastos devem ser listados, com previsão de valores a serem pagos (mesmo que aproximados) e o dia do pagamento.
Não se esqueça dos gastos sazonais no controle de contas a pagar (como décimo terceiro dos funcionários e IPTU). Aliás, o correto é separar mensalmente uma parte do lucro para esses gastos que só aparecem em certos períodos do ano.
Esse planejamento é imprescindível para você ter em suas mãos todos os gastos da sua empresa, e, a partir dele, saber quanto poderá investir no seu negócio para evoluí-lo.
Mantenha o seu controle de contas a pagar sempre atualizado.
Não deixe de registrar as contas a pagar no seu controle de contas a pagar assim que elas chegarem à sua empresa.
O registro é essencial para manter o controle do caixa, ajuda a manter o seu planejamento mensal atualizado e é uma exigência legal, para fins de tributação.
Não importa o lugar que esse registro seja feito, mas é fundamental tê-lo para evitar o atraso no pagamento das contas e saber quanto e quais são os gastos da sua empresa.
Dica para o controle de contas a pagar.
Antes de fazer qualquer investimento em sua empresa, seja através de uma reforma ou compra de uma máquina, sempre repense e coloque tudo na ponta do lápis, talvez não seja a hora ideal para gastar.
O problema de longos parcelamentos ele irá corroer os seus lucros a um longo prazo, através dos altos juros.
O ideal, mesmo, é reservar uma parcela mensal para futuros investimentos. Se não for possível pagar à vista, ao menos você consegue diminuir o valor que terá que ser financiado.
Negocie datas de pagamento e descontos.
Se você seguiu todas as nossas dicas a cima, certamente está com o planejamento das contas em suas mãos, com isso, poderá negociar com os credores as datas para os pagamentos, de forma a coincidirem com o período em que o dinheiro entra em caixa.
Dessa forma, a possibilidade de atraso diminui bastante, o que interessa tanto a você quanto a quem espera receber o pagamento.
Além disso, sempre que possível, adiante os pagamentos, de forma a poder negociar descontos pela antecipação.
Renegocie dívidas para fugir dos juros no controle de contas a pagar.
Pode acontecer de em algum momento alguma variável fuja do seu controle e você acaba acumulando dívidas, nesse momento o mais ideal a se fazer é negociar. Evite rolar a dívida, o que faz com que você pague juros cada vez maiores durante um longo período.
Dessa forma, você pode conseguir que os juros caiam bastante, além de mais prazo para efetuar o pagamento. Deixe o empréstimo como sendo a sua última opção. Assim terá um eficiente controle de contas a pagar.