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SEGURANÇA ONLINE ESSENCIAS PARA O HOME OFFICE

Ao longo dos anos diversas empresas deslocaram-se para o método home office, o qual traz diversas vantagens como a diminuição de custos e aumento da produtividade e satisfação profissional. Isso se alastrou ainda mais com a quarentena causada pelo novo coronavírus, colocando diversas empresas sob a pressão de migrar para o home office ou suspender por completo suas atividades. 

Entretanto, da mesma forma que essa atividade possui benefícios, ela também apresenta diversos cuidados a serem tomados. Arquivos pessoais de clientes, fluxo de caixa da empresa, planilhas de contatos, operações financeiras, tudo pode ser alvo de hackers ou concorrentes desleais, e quando estamos conectados à internet estamos ligados a um mundo totalmente perigoso se não houver cuidados.

Por conta disso, a Gestaum separou algumas dicas para você e toda a sua empresa usarem como segurança na hora de utilizarem a internet.

Proteja os computadores

  1. Ativando o software antivírus

O primeiro passo para evitar ataques aos computadores é a ativação e a atualização de um programa contra malware. Nos computadores com Windows, a Microsoft já inclui uma poderosa ferramenta antivírus, basta ativar o Windows Defender no aplicativo de configurações do sistema, e depois atualizar o banco de dados através do Windows Update. 

Nos computadores com Linux ou macOS, software de terceiros é a saída para quem busca proteção adicional contra malware, mas nesses sistemas, é mais importante garantir que o computador está com as últimas atualizações instaladas e em dia, pois o modelo de distribuição de segurança é incluído dentro das atualizações gerais.

  1. Utilize o Firewall

O firewall é como se fosse um segurança em uma bala, decidindo quem entra e quem sai através de sua rede. Com ele, somente aplicativos autorizados podem enviar ou receber dados através da internet em seu computador. Isso é essencial, porque ele pode proibir que vírus coletem informações como a digitação no teclado e enviem para o hacker remotamente. 

No Windows, basta seguir as orientações da Microsoft para ativar o firewall do Windows Defender. Já em computadores com macOS ou Linux, o firewall é ativado por padrão, mas possui poucas opções visíveis para o usuário, bastando se certificar de que o recurso está ligado no painel de configurações do sistema.

  1. Use o teclado virtual em situações sensíveis

Essa dica é imprescindível para ocasiões restritas, mas extremamente sensíveis, como a digitação da senha do E-mail da empresa, ou o login no internet banking de sua conta corporativa. Nessas situações, é recomendável ativar o teclado virtual do computador para digitar os dados. O recurso pode ser ativado pesquisando por “Ativar ou desativar o teclado virtual” no menu Iniciar do Windows 10. 

Isso é importante pois diversos keyloggers dentro e fora de websites podem interceptar tudo que está sendo digitado através do teclado físico, mas não são capazes de traduzir o movimento do mouse quando utilizamos o teclado virtual.

Proteja seus dados

  1. Ative a criptografia

A criptografia é a denominação dada a um conjunto de algoritmos matemáticos que podem proteger uma informação com uma senha inquebrável. Diferentemente da senha que usamos para fazer login no computador, a qual pode ser burlada e descoberta, arquivos protegidos com uma senha oriunda da criptografia são inacessíveis mesmo que o dispositivo seja furtado, atacado, desmontado ou formatado. 

Nos computadores com Windows, o recurso se chama BitLocker, e pode ser ativado para pastas específicas, no disco rígido por completo, e em unidades externas como um pendrive. É importante ativar o recurso em qualquer lugar onde dados da empresa são armazenados. Nos computadores com Mac, a criptografia é ativada com a mesma senha usada para fazer login na conta Apple ao criar uma conta no computador.

  1. Use serviços de nuvem para compartilhamento

Ao utilizar o home office, uma tarefa importante é a transferência de arquivos entre diferentes funcionários e computadores. Para fazer esse tipo de sincronização em segurança o ideal é não utilizar protocolos vulneráveis como anexos em E-mail. A melhor solução são os programas de armazenamento em nuvem, que possuem uma grande variedade de recursos e preços, como o OneDrive, Google Drive, Dropbox, MEGA e iCloud Drive. 

Armazene os documentos do trabalho em uma conta dedicada no serviço de nuvem escolhido, e assim, será possível sincronizar os arquivos e trabalhar em conjunto sem que em momento algum os dados sejam expostos ao mundo exterior.

  1. Otimize o navegador para a internet

O navegador de internet é a janela entre nosso computador e os sites que precisamos acessar diariamente. Hoje em dia, os programas estão repletos de extensões, plugins, e capacidades avançadas de mídia e processamento. Dessa forma, devemos garantir algumas medidas de segurança para evitar ataques virtuais.

É recomendável a escolha de um navegador atualizado, como o Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Google Chrome, e que as seguintes medidas sejam tomadas:

  • Utilize a conexão HTTPS: A conexão HTTPS mantém os dados entre o computador e o site sigilosos. Em muitos navegadores, é possível ativar a opção de bloquear sites que usam o protocolo inseguro HTTP;
  • Utilize extensões de segurança, como bloqueadores de anúncios maliciosos, bloqueadores de rastreamento, e de protetores de links;
  • Ative um mecanismo de proteção de senhas, navegadores como o Chrome e Firefox podem avisar quando uma senha pessoal vazou, possibilitando a mudança;
  • Remova extensões de terceiros não confiáveis, priorizando somente aquelas de fontes e empresas conhecidas.

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