O formato terá os 8 primeiros dígitos do CNPJ mais o nome do empresário; a mudança se deve à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)…
A Receita Federal, em parceria com o SEMPE, alterou o formato da designação de Microempreendedor Pessoa Física (MEI). Essa alteração faz os ajustes necessários para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O que está diferente no novo padrão de nome empresarial MEI?
• A razão social do MEI será constituída pelos 8 dígitos do número do CNPJ, separados por pontos, seguidos do nome civil ou social do titular na base CPF.
Exemplo: NN.NNN.NNN “Nome do comerciante na caixa de previdência”.
Microempreendedores individuais – MEIs cadastrados até 12 de dezembro de 2022 terão o nome empresarial atualizado automaticamente para o novo padrão ao acessarem o formulário de alteração de cadastro no Portal do Empreendedor.
Portanto, para alterar o nome empresarial para o novo padrão, os Microempreendedores Individuais – MEI cadastrados antes de 12 de dezembro de 2022 devem acessar o Formulário de Alteração do MEI no Portal do Empreendedor.
• Após a finalização do cadastro do MEI pelo Portal do Empreendedor, o sistema atribuirá automaticamente o nome da empresa conforme demonstrado acima. Ou seja, serão exibidos os 8 dígitos do número do CNPJ gerado pela inscrição do MEI, seguidos do nome civil ou social do titular no cadastro do CPF.
Observação: o contribuinte pode escolher o nome civil ou social (se constar na base de previdência); havendo discrepância entre o nome civil ou social, deverá procurar a Receita Federal do Brasil para fazer as devidas correções. (inserir link na palavra atendimento direcionando para o endereço: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf).
O que fazer com o MEI que você já tem?
• Ao efetuar a alteração no Portal do Empreendedor, caso o nome do MEI não atenda aos critérios definidos acima, será exibida uma mensagem informando que o nome da empresa será alterado para o novo padrão adotado pelo MEI, “CNPJ de 8 dígitos + Empresário no nome da Base CPF”.
Obs: o contribuinte pode escolher o nome civil ou nome social (se constar na base de previdência);
“O nome comercial do seu CNPJ será alterado automaticamente para o padrão adotado pelo MEI, que consiste no sinal raiz do CNPJ mais o nome da constante do comerciante da biblioteca do CPF”.
OBSERVAÇÃO: Essa alteração também ocorre para os empreendedores que optarem por se tornar MEIs todo mês de janeiro.
Veja mais no site do GOV, siga o passo a passo nesse blog clicando nos links para efetuar sua atualização: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/atualizacao-cadastral-de-mei
Precisa de ajuda com a contabilidade do seu CNPJ? A Gestaum Digital te ajuda com planos a partir de R$ 39,00, saiba mais interagindo com nosso whatsapp.