Certificado Digital

Adquira o seu agora

Teste Grátis por 7 dias

Clique aqui e aproveite

Lista de profissionais Liberais: Profissões regulamentadas. 

profissional liberal: lista profissões regulamentadas

Para quem prefere a liberdade de atender clientes e a flexibilidade de criar seu próprio negócio sem ser considerado freelancer, trabalhar por conta própria como profissional liberal pode ser a saída.

De acordo com o estatuto da Federação Nacional de Profissionais Liberais, profissional liberal é a pessoa legalmente habilitada para a prestação de serviços técnicos, científicos e profissionais, sendo a sua liberdade de execução garantida pelos princípios das suas normas profissionais, nada tendo a ver com qual serviço é prestado.

O que é um profissional liberal?

Profissional liberal é aquele que se formou em uma área e está legalmente habilitado para utilizar seus conhecimentos em uma prática que exige habilidade e está sujeita a regulamentação própria. Nesse caso, ele tem total liberdade para exercer suas funções, garantida pelos princípios da conduta profissional.

Gestão da rotina financeira

Sabemos que na vida de um empresário, autônomo ou profissional liberal, é muito comum ter que cuidar não só de seus clientes, mas também de todos os trâmites financeiros e administrativos necessários para garantir uma boa gestão empresarial. Por isso, o Gestaum Digital ajuda profissionais e empreendedores a ganhar mais tempo e garantir a boa gestão de seus negócios. Terceirize com os especialistas da Gestaum Digital os principais procedimentos administrativos e financeiros, desde o fluxo de caixa até o gerenciamento de contas a pagar e a receber. É mais tempo para você e sua empresa.

O que são os conselhos e as identidades de classe?

As entidades ou conselhos de classe são coletivos da sociedade civil que visam proteger e representar seus membros, tendo como objetivo primordial fiscalizar a atividade de determinadas profissões, como o profissional liberal.

Quais as vantagens de ser um profissional liberal?

  • Não tem que seguir uma hierarquia de obediência a figuras superiores (necessária nas empresas como garantia de melhor organização e controle);
  • Ser independente das vagas do mercado de trabalho e poder trabalhar de forma independente em uma área de sua escolha;
  • Potencialmente ganha mais (dependendo da produtividade) do que trabalhando no sistema CLT.

E as desvantagens?

  • Não há renda clara e garantida todos os meses, o que pode afetar o controle orçamentário;
  • Você pode passar por dificuldades financeiras em caso de circunstâncias imprevistas (acidente, doença, etc.);
  • Deve ser um vendedor (para atividades de marketing pessoal);
  • Deve atuar pessoalmente como administrador (determinar possibilidades de mercado e organizar toda a parte administrativa);
  • É necessário adquirir conhecimento das leis e requisitos da indústria.

Sobre a tributação

Quando os profissionais liberais realizam seus serviços, devem pagar imposto de renda (pessoa física ou jurídica), INSS, PIS e ISS. Ao trabalhar como empregado, o INSS é retido pela empresa contratante. Mas quando você trabalha por conta própria ou presta serviços a pessoas físicas, precisa acompanhar os impostos.

Apesar das discrepâncias entre recebimentos e faturas, nada impede o registro de todos os serviços prestados e posterior detalhamento na declaração de imposto de renda, sob pena de caírem na desagregação e sofrerem prejuízos financeiros com multas e outras penalidades.

É, portanto, muito importante que os profissionais liberais recebam suporte contábil no que diz respeito a questões tributárias, tipos de contratos, controle de informações das atividades realizadas, mercados, concorrência, clientes e até mesmo estratégias de crescimento.

Como o profissional liberal é regulamentado no Brasil?

Algumas entidades exigem que seus funcionários passem por treinamentos e testes, outras simplesmente se cadastram e cobram anuidades. Além da orientação das associações profissionais, também é importante a forma como o governo apóia e regulamenta esses profissionais.

Como ele mesmo trabalha para o governo e para a empresa que o emprega, ele deve operar como uma empresa, pagar impostos e se comportar dentro da lei.

Além da Previdência Social (INSS), Regime de Integração Social (PIS), ele precisa emitir notas fiscais ou recibos de serviços prestados, fazer cálculos de RPA e, assim, pagar Imposto de Renda e Imposto sobre Serviços (ISS) como pessoa física ou jurídica.

Exemplos de profissional liberal

Confira algumas das carreiras mais famosas disponíveis como profissional liberal:

  • médicos;
  • médicos veterinários;
  • advogados;
  • jornalistas
  • contadores;
  • corretores de imóveis;
  • economistas;
  • engenheiros;
  • arquitetos;
  • psicólogos;
  • dentistas;
  • tradutores e intérpretes etc.

Algumas profissões possuem entidades de classe específicas como a Ordem dos Advogados (OAB), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos (CREA).

No entanto, outras profissões sem conselhos específicos acabam se conectando com os mais próximos de suas atividades para garantir que suas atividades sejam fortalecidas e protegidas.

Como diferenciar profissional liberal de autônomo?

É comum confundir freelancer com autônomo, mas é importante dizer que os dois possuem características diferentes. Autônomos são aqueles que trabalham por conta própria e não precisam necessariamente ser formados – ou seja, qualquer pessoa pode ser autônoma. Essa é a principal diferença entre trabalhadores autônomos e freelancers.

Veja a lista de 62 profissionais liberais regulamentados:

1. Administrador

Aquele que exerce a função de administração em uma empresa ou organização pública ou privada.

2. Técnico de Arquivo | Arquivista

Profissionais que organizam, coletam, armazenam, controlam e fornecem acesso a informações orgânicas e cadastradas.

3. Advogado

Profissionais atuantes no campo do direito e do direito, autorizados pelas autoridades competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representar os legítimos interesses de pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, seja entre si ou em instâncias anteriores Estado.

4. Aeronauta

Ato de exercício de atividade a bordo de aeronave civil nacional mediante contrato de trabalho.

5. Bibliotecário

Os profissionais são vistos como guardiões da informação atuando no processo, analisando as informações para futura divulgação e auxiliando na busca e seleção das informações.

6. Biomédico

Profissionais em desvendar, pesquisar e identificar doenças.

A profissão é responsável pelo estudo das mais diversas formas de vida existentes. Ele observa a origem, desenvolvimento, função, reprodução e relação dos seres vivos com seus ambientes.

8. Bombeiro Civil

Proteger pessoas e propriedades contra riscos de incêndio e derramamento, inspecionar e testar equipamentos de segurança. Realize resgates terrestres, aquáticos e em altura e preste primeiros socorros.

9. Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador

Profissionais que focam no cuidado das pessoas, no bem-estar e na estética pessoal.

10. Corretor de imóveis

Assessoria e assistência na venda ou arrendamento de imóveis. 

11. Corretor de seguros

Profissionais de seguros certificados pelo Instituto Nacional de Seguros do Brasil e registrados na SUSEP.

12. Despachante Aduaneiro

Especializada em desembaraço aduaneiro de mercadorias em trânsito.

13. Economista

Profissionais voltados para a compreensão e estudo de fenômenos e processos históricos relativos a coletivos e indivíduos, instituições e fenômenos econômicos e socioeconômicos.

14. Economista Doméstico

Este é um campo de estudo dedicado à relação entre indivíduos, famílias, comunidades e os ambientes em que vivem, desenvolvido a partir da combinação de conhecimentos gerais no campo social e econômico, abrangendo aspectos de educação, nutrição, etc

15. Educação Física

Profissionais de alto nível que podem absorver conhecimento profundo nas áreas de medicina, educação, psicologia e sociedade.

16. Enfermagem

Profissionais que praticam a ciência com o objetivo de tratar doenças e cuidar do ser humano de forma holística e holística de forma individual, familiar ou comunitária.

17. Empregado Doméstico

Este é um homem que trabalha dentro de uma estrutura residencial.

18. Engenheiro/ Arquiteto/ Agrônomo

Trabalhando juntos, eles se concentram em ambientes, arranjos espaciais e áreas agrícolas, pensando na natureza, na economia, na indústria e no meio ambiente como um todo.

19. Engenharia de Segurança

Desenvolve programas de prevenção de acidentes, fiscaliza instalações e emite laudos técnicos para identificar e corrigir riscos no ambiente de trabalho.

Estuda tudo o que está relacionado com a produção e conservação do vinho, desde a plantação, seleção dos solos, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e comercialização.

21. Estatístico

A cientista que estuda o uso da teoria da probabilidade para explicar a frequência dos eventos, modelando a aleatoriedade e a incerteza em estudos e experimentos observacionais, para estimar ou prever fenômenos futuros, conforme o caso.

22. Farmacêutico

Profissionais de saúde, farmacêuticos e herdeiros de farmacêuticos com tradição milenar.

23. Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

Pesquisa em ciências da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções na dinâmica do funcionamento de órgãos e sistemas

Estuda as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana.

25. Garimpeiro

O estudo e aplicação da prospecção manual ou mecânica, mineração ou extração de substâncias minerais como ouro, diamantes ou outros tipos de minérios.

26. Geógrafo

A ênfase é colocada na interação entre diferentes sistemas espaciais.

Estude as estruturas e processos que formaram a Terra, sua evolução ao longo do tempo e aspectos práticos da aplicação desse conhecimento ao bem público.

28. Guardador e Lavador de Veículos

Profissionais responsáveis ​​pela limpeza e desinfecção das viaturas.

29. Instrutor de Trânsito

É responsável pela formação de condutores de veículos automotores e elétricos cadastrados nos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal.

30. Jornalista

Profissionais que coletam, investigam e analisam informações para produzir e distribuir relatórios sobre eventos, fatos, ideias e interações de pessoas que são notícias e afetam a sociedade de alguma forma. 

31. Leiloeiro

Intermedia a venda de bens móveis e imóveis para todas as partes envolvidas, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

32. Leiloeiro Rural

Atua em leilões públicos de estabelecimentos rurais, móveis, produtos agropecuários, veículos, máquinas, utensílios e outros bens pertencentes a pessoas armadas do setor agropecuário.

33. Massagista

Profissionais que prestam serviços de massagem em centros de beleza e clínicas, bem como outros ambientes de atendimento.

34. Médico

Profissional de saúde licenciado pelo estado; lida com a saúde humana, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando doenças, o que requer conhecimento.

35. Medicina Veterinária

Atua na prevenção e tratamento de doenças, com foco em animais de todos os portes.

36. Mototaxista e Motoboy

Profissionais que utilizam motocicletas para entregar e distribuir todo tipo de mercadoria: pizza, fast food, documentos e outros produtos e serviços. 

Atua no campo do conhecimento que estuda a relação entre sujeitos humanos e seus objetos socialmente relevantes em um determinado contexto.

38. Músico

Profissional ligado à música, profissional ou amador, que exerce determinadas funções no campo musical, como tocar um instrumento.

39. Nutricionista

Profissionais de saúde que desenvolvem ações dirigidas a indivíduos e grupos no domínio da higiene e qualidade alimentar e/ou segurança alimentar. 

40. Oceanógrafo

Profissionais engajados em trabalhos científicos no campo das ciências da Terra, dedicados ao estudo abrangente dos oceanos e áreas costeiras.

41. Odontologia

Operações de saúde humana para estudar e abordar o sistema estomatognático – incluindo o crânio, face, pescoço e cavidade oral, incluindo ossos, músculos da mastigação, articulações, dentes e tecidos.

42. Orientador Educacional

Ele é um membro da equipe administrativa ao lado do Diretor e Coordenador Instrucional.

43. Pescador Profissional

Profissionais que colhem peixes, moluscos e crustáceos de água doce ou salgada para alimentação, doméstica e comercial, utilizando ferramentas como varas, iscas, redes e barcos de pesca.

44. Peão de Rodeio

Realiza testes de destreza sobre o dorso de um cavalo ou vaca através da participação em concursos promovidos por entidades públicas ou privadas mediante remuneração acordada em contrato próprio.

45. Psicologia

Profissionais com disciplinas e ciências que estudam e analisam o comportamento e os processos psicológicos de indivíduos e grupos de humanos em diferentes situações.

46. Publicitário/Agenciador de Propaganda

O seu papel é divulgar produtos, serviços e ideias junto do público com vista a suscitar atitudes positivas.

47. Químico

Dedica-se ao estudo da composição, estrutura, propriedades, mudanças no processo de reações químicas e sua relação com a energia.

48. Radialista

É responsável por transmitir informações, publicar comentários, realizar entrevistas, interagir com o público e exibir anúncios para os ouvintes de uma determinada estação de rádio.

49. Relações Públicas

Os profissionais são responsáveis ​​por planejar, implementar e gerir a gestão da comunicação institucional nas organizações, construindo relacionamentos estratégicos com diversos públicos por meio de canais de comunicação como mídias sociais e eventos, realizando pesquisas e auditorias de opinião.

50. Repentista

Ele era um poeta popular, um improvisador que, partindo de aforismos, improvisava um poema em que a forma surgia do nada.

51. Representantes Comerciais Autônomos

Profissional que representa comercialmente uma empresa, mas não mantém vínculo empregatício com essa empresa.

52. Secretário – Secretário Executivo e Técnico em Secretariado

Responsável por organizar e participar do trabalho básico e diário do escritório.

É dedicado ao estudo da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana.

54. Sommelier

É responsável pelos cardápios de bebidas de restaurantes, bares, importadores e lojas especializadas.

55. Taxista

Ele pode transportar pessoas, levá-las aonde deseja ir e levá-las ao seu destino com mais eficiência, rapidez e facilidade do que o transporte público..

56. Técnico em Administração

Profissionais de nível médio que atuam em áreas como apoio à gestão, assessoria de recursos humanos, finanças, logística e administração geral

57. Técnico em Radiologia

Desempenhar um papel na realização de uma variedade de procedimentos de radiologia através de uma variedade de serviços no campo da radiologia.

58. Técnico em Prótese Dentária

Os profissionais que estudam e confeccionam próteses são quase todos manuais, e a maioria faz próteses em laboratórios.. 

59. Técnico Industrial

Executar atividades técnicas da indústria, orientar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e dispositivos, supervisionar pesquisas técnicas e desenvolvimento de projetos, auxiliar na compra e utilização de produtos, implementar e supervisionar o processo de melhoria

60. Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

É responsável por facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e deficientes auditivos ou surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais e da atual língua falada, o português.

É responsável por pesquisar, planejar, organizar, promover e divulgar atividades relacionadas ao turismo. 

62. Zootecnista

Dedica-se à produção animal, proteção animal, criação de animais de companhia, lazer e atividades esportivas e é profissional integral em todas as atividades agropecuárias.

Como abrir CNPJ para profissional liberal?

Agora que você já examinou a lista de profissionais liberais, a diferença entre eles e autônomos, aspectos tributários, vantagens e desvantagens, é hora de analisar o que é preciso para abrir seu CNPJ.

Embora os profissionais liberais sejam livres e autônomos para seguir carreira por meio do CPF, vimos anteriormente que a abertura do CNPJ significa significativa economia tributária. Diante desse cenário, é crescente o número de autônomos que decidem abrir um CNPJ como estratégia para reduzir o pagamento de impostos e aumentar a renda mensal. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas e não sabem o que precisam fazer para abrir um CNPJ e atuar como pessoa jurídica.

De certa forma, o profissional liberal precisa lidar com o dia a dia financeiro, contábil e administrativo com muito cuidado, além de focar no seu próprio negócio. A Gestaum nasceu para apoiar micro e pequenas empresas, empresários em nome individual e empresários em nome individual. Você é ou deseja se tornar um profissional liberal? A Gestaum Digital está aqui para te auxiliar no que for preciso durante a sua jornada. Entre em contato conosco.

Artigos Recentes

Inscreva-se para receber novidades do mercado de negócios

Contrate seu plano de Gestão e Contabilidade Sem Limites!

Garanta 30 min de consultoria grátis sobre a abertura da sua empresa!

Planos para MEI a partir de R$ 39/mês;

Planos para prestadores de serviço a partir de R$ 89/mês;

Planos para comércio começando a partir de R$ 169/mês;

Contato

Preencha o formulário que em breve um especialista entrará em contato