Após a adesão ao MEI, os trabalhadores possuem CNPJ, podem faturar e receber benefícios da Previdência Social.
A partir de 2022, os caminhoneiros têm potencial para serem incluídos na categoria Microempreendedor Individual (MEI) e deixarem o setor informal. A medida beneficia o setor de cargas e torna mais fácil e barata a inclusão de caminhoneiros no sistema previdenciário.
O chamado MEI-Truck foi criado pela Lei Complementar nº 188/2021, ratificada pelo presidente Jair Bolsonaro em 31 de dezembro de 2021. Este texto altera a Lei Nacional das Micro e Pequenas Empresas.
MEI é uma forma simplificada de negócio. Uma vez formalizados, os trabalhadores terão Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e poderão emitir notas fiscais, além de receber benefícios previdenciários como auxílio-doença e auxílio-morte.
“Devido à peculiaridade do alto custo das atividades de transporte, a categoria passa a ter uma configuração especial nas figuras dos microempreendedores individuais, MEI”, disse o vice-ministro das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Henrique Reichert.
Transportadores e caminhoneiros que ganham até R$ 251.600 por ano (ou cerca de R$ 21.000 por mês) agora podem se cadastrar como MEIs. Para as demais categorias, o limite permanece em R$ 81 mil.
“A iniciativa visa estimular o empreendedorismo, principalmente para formalizar os transportadores autônomos. Alguns estudos apontam que cerca de 1,2 milhão de transportadores autônomos ainda são informais, e muitos deles encontram dificuldades para operar por falta de nota fiscal. Agora, por meio do MEI’s formal, os transportadores serão faturados e receberão benefícios de segurança e aposentadoria”, explica Henrique Reichert.
Pela lei, os caminhoneiros classificados como MEI pagarão mensalmente 12% do salário mínimo na Previdência Social.
Como se cadastrar como MEI?
Para um cidadão que visita o MEI, ele precisa entrar no portal Gov.br e visualizar a página com todas as informações e passos necessários para se cadastrar de forma rápida, totalmente digital e gratuita.
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O vice-ministro Henrique Reichert lembrou que o Conselho Nacional de Manejo do Simples ainda precisa acertar alguns detalhes sobre a lei, que detalharia a lista de todas as ocupações permitidas pelo transportador autônomo e como funcionaria o MEI-Truck.
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