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Transformação digital: entenda a importância da informatização de pequenas empresas

Você já percebeu que a tecnologia pode ser adicionada à maioria das atividades cotidianas? A jornada de transformação digital tornou-se uma realidade em todos os setores do mercado. Isso torna cada vez mais necessário o processo de informatização das pequenas empresas.
A digitalização já é uma tendência do mercado, por isso algumas empresas estão começando a se adaptar. Porém, com o início da pandemia, os ambientes virtuais se tornaram o local mais seguro para a maioria das interações, acelerando ainda mais o processo de transformação.
É por isso que a informatização, independentemente do porte ou tipo de empresa, deve ser um problema. Neste artigo, mostraremos os principais benefícios de investir em tecnologia e daremos as principais dicas para adaptar seu negócio e acompanhar a transformação digital. Acompanhe a seguir!

O que é transformação digital?


A Revolução Industrial do século 18 trouxe uma grande mudança na forma como a sociedade interage, não é mesmo?

Algumas atividades realizadas manualmente passaram a ser realizadas por máquinas, acelerando a produção dos mais diversos segmentos do mercado.
Desde então, muitas outras revoluções aconteceram. Atualmente, estamos passando pelo quarto período dessas mudanças. Na chamada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, o rápido desenvolvimento tecnológico é um dos maiores protagonistas. É aí que entra a transformação digital.
Basicamente, ela tende a informatizar os mais diversos processos de uma empresa para torná-los mais automatizados e precisos para melhorar a resolução de problemas, aumentar a produtividade e garantir resultados mais expressivos.
É durante a transformação digital que tendências como inteligência artificial, aprendizado de máquina, Internet das Coisas e diversas outras ferramentas ganham tempo e se envolvem mais no cotidiano da sociedade.

Para que você entenda melhor, explicamos abaixo alguns dos aspectos que podemos considerar como pilares da transformação digital:
1. Centrado no consumidor: Nunca foi tão fácil entender as necessidades e preferências do consumidor. Portanto, essas informações devem nortear todo o trabalho da empresa.


2. Feedback constante: Todas as empresas cometeram, cometeram e cometerão erros. Como agora existem mais e melhores oportunidades de feedback, é necessário usar a falha para validar o produto.


3. Entrega mais ágil: Todos esses processos – desde produzir, liberar o produto, obter feedback e corrigir a direção quando necessário – devem ser realizados com a máxima eficiência


4. Adapte-se à mudança: as entregas precisam ser flexíveis à medida que o ambiente muda o tempo todo. Por isso, as empresas precisam ser resilientes e, ao mesmo tempo, ter a capacidade de flexibilizar seus processos.
Você notou que não mencionamos tecnologia em nenhuma das áreas que acabamos de explicar?

Quais são os benefícios comerciais da digitalização?

Mas o que as empresas podem ganhar investindo em informatização? Você também tem essa dúvida? Então, dê uma olhada nos principais benefícios da digitalização nos negócios!

Redução de tempo


Primeiro, mais produtos podem ser produzidos em menos tempo. Diversas tarefas podem se tornar dezenas de vezes mais rápidas ao utilizar ferramentas tecnológicas. Um exemplo disso é a análise de dados.


O processamento manual de grandes quantidades de conteúdo pode levar dias e, dependendo do tipo de material, o processo é extremamente propenso a erros. Tudo isso pode ser feito em segundos e de forma mais precisa usando um programa de computador.

Abaixe o custo

As despesas operacionais também são reduzidas. Afinal, as empresas não precisam mais gastar tanto com retrofits e podem encontrar opções mais econômicas de materiais e procedimentos para as rotinas organizacionais.

Além disso, há prevenção de riscos, permitindo decisões mais seguras e com menos comprometimento com as finanças do negócio.

Organização de arquivos


Imagine encontrar o que você precisa em segundos? Além disso, pense em como seria útil se você pudesse acessar os arquivos da empresa de qualquer lugar.
Isso não é realista quando esses dados são armazenados em gabinetes ou arquivos físicos. O processo de busca é demorado e existe onde eles estão. Por outro lado, informatizando essas informações, o tempo e a distância deixam de ser um problema.

Segurança de dados


Além da praticidade, a tecnologia oferece a oportunidade de proteger todos os dados da melhor forma possível. Vale ressaltar que a privacidade é um detalhe importante para qualquer empresa, principalmente quando se trata da segurança das informações dos clientes e do próprio negócio.

Integração da empresa

Quando mais de uma pessoa atua em um negócio, é preciso ter uma ótima comunicação para cultivar uma rotina otimizada. Um método que auxilia bastante nisso é a integração. 

Quando todos têm acesso rápido às informações que precisam para realizar as tarefas diárias, é possível obter produtividade e eficiência.

E é justamente essa vantagem que a digitalização oferece. Ter processos integrados, como o pagamento automático de contas e lançamento no sistema, facilita a gestão e a organização do negócio.

Como garantir a informatização de pequenas empresas?

Então, como aproveitar todas essas vantagens? A boa notícia é que temos ótimas dicas que vão ajudar a implementar a informatização nas pequenas empresas. Confira!

Tenha um planejamento

Tudo começa com um bom planejamento. Ao refletir sobre os processos que podem ser informatizados em seu negócio, é possível definir um plano para colocar a digitalização em prática.

Ao mesmo tempo, você pode estabelecer prazos para fazer a adaptação gradual da empresa para o mundo digital. O importante mesmo é colocar no papel todas as ideias e, a partir disso, criar um planejamento eficiente.

Defina os objetivos

Saber o que o negócio pretende alcançar com o investimento em tecnologia também é uma ótima maneira de se preparar para as adaptações. Para isso, pense nas maiores vantagens tecnológicas que você gostaria de usufruir.

Se a redução de custos chamar mais a sua atenção, pense no que isso pode trazer em um determinado prazo. Por exemplo, e se após o planejamento, foi possível observar que em cerca de 2 anos é possível diminuir pela metade o valor dos gastos fixos e aplicar esse valor no crescimento do negócio? Então, esse se torna o principal objetivo organizacional.

Diversos estudiosos se dedicaram para definir quais elementos servem de sustentação para a transformação digital.

David L. Rogers, um dos principais especialistas na área de inovação corporativo, em seu livro The Digital Transformation Playbook (Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital, na versão em português), lista o que, para ele, são os cinco pilares fundamentais para conduzir a transição nas empresas:

Cliente

Ainda que a experiência do cliente não seja a única razão para se investir em uma transformação digital, é inegável que a audiência exerce um papel fundamental no sucesso de um negócio.

Ela é a razão de ser de qualquer empresa.

Por isso, as ações disruptivas da indústria devem ser sempre no sentido de compreender melhor o seu público-alvo: quais são seus anseios e suas vontades.

Palavras como engajamento, personalização e interatividade devem fazer parte não só do vocabulário, mas também do conjunto de ações de uma organização que pretende estar em constante evolução.

Competição

Junto com a transformação digital, veio uma série de outras mudanças.

A maneira como enxergamos a concorrência, por exemplo, foi alterada.

Como Rogers cita em seu livro, não são mais apenas as empresas do mesmo segmento que agora competem por um lugar ao sol.

Ferramentas, plataformas digitais e novas tecnologias, que possibilitam um contato mais direto com o público, passaram a ganhar muito mais espaço.

Dados

As fontes de dados são ilimitadas.

O grande desafio está em converter esses dados em informações relevantes que sirvam para tomadas de decisões mais estratégicas.

Por isso, esse elemento é considerado por Rogers como o terceiro e um dos mais importantes pilares da transformação digital.

A partir da Big Data, é possível gerar inovação, gerir seu negócio de forma mais assertiva e ser mais eficiente na busca de respostas para as dores de seus clientes.

Inovação

Quando falamos em transformação digital, logo pensamos em uma proposta de inovação – e não está errado.

No entanto, inovar não significa, necessariamente, criar algo totalmente do zero.

Às vezes, pequenas melhorias já agregam valor e se mostram soluções capazes de entregar aquilo que o cliente busca.

Valor

Não é porque uma solução agrega valor em um determinado momento que ela vai entregar os mesmos resultados para sempre.

As necessidades estão em constante mudança e, para uma empresa manter esse processo de transformação digital de forma sustentável, é preciso ficar atento aos movimentos do mercado.

Novas oportunidades surgem o tempo todo. Cabe aos gestores aproveitarem essas situações para utilizar a tecnologia a seu favor.

Negócios

É interessante pensar como a transformação digital pode impactar as mais diversas áreas da sociedade.

O mundo dos negócios, por exemplo, talvez seja aquele que mais seja possível observar essa transição.

Essa mudança pode ser percebida desde o processo seletivo, com a implementação de softwares que filtram candidatos, em um banco de dados robusto, com base no perfil desejado para determinada vaga.

O mesmo é possível se ver nas plataformas de treinamento, de análise de desempenho e assim por diante.

Tudo com o princípio básico de melhorar a performance e diminuir gargalos produtivos.

Saúde

A saúde foi outro setor em que a transformação digital traz inúmeros benefícios.

Afora os equipamentos modernos, que possibilitam o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças, o acesso a bancos de dados globais possibilitou uma troca de informações muito maior.

Hoje, um médico no Brasil pode ter acesso a prontuários eletrônicos, laudos digitais e históricos de doenças de todo mundo.

Isso possibilita que ele tire dúvidas com outros profissionais e consiga descobrir informações novas, enriquecendo dados já existentes.

Educação

Na educação, a transformação digital pode se dar a partir da personalização de plataformas de ensino a distância.

Por meio desses canais, é possível oferecer um atendimento diferenciado aos alunos e respeitar o tempo de aprendizagem de cada um.

Os chamados ambientes virtuais de aprendizagem oferecem uma série de vantagens, como o ensino didático, a aproximação dos conteúdos à realidade do estudante e a oferta de conteúdos compartilhados, que possibilitam uma edição colaborativa.

Consumo

A maneira de consumir também mudou com a transformação digital.

Não é por acaso que produtos do seu interesse começam a aparecer cada vez mais nas suas telas.

A partir do seu histórico de pesquisa e mesmo seus dados de compra, é possível fazer ofertas personalizadas conforme suas preferências.

Encontre as ferramentas ideais

Acertar nas melhores ferramentas digitais é outro grande benefício. Afinal, é por meio delas que você verá o seu objetivo se tornar realidade. Com tecnologias que são adequadas para a rotina do seu trabalho, é possível alcançar melhores resultados e com muito menos dores de cabeça.

Como a contabilidade online pode ajudar nesse processo?

Nesse contexto, a contabilidade online é uma ótima aliada. Além de praticidade e segurança, o seu negócio pode obter mais eficiência e economia ao investir em um sistema eficiente juntamente com uma empresa correta.

Para isso, garanta que você está investindo em profissionais confiáveis e em processos seguros. Desse modo, é possível cumprir com as obrigações legais e manter a organização do orçamento empresarial em dia.

Gostou de saber mais sobre o processo de informatização de pequenas empresas? Então, aproveite e comece a colocar em prática as dicas deste artigo. Desse modo, você pode conquistar o sucesso esperado e posicionar seu negócio no topo.
Quer dar o primeiro passo? Então, saiba como apostar na contabilidade online. Conheça a Contabilivre agora mesmo! Simplificamos tudo para você focar ao máximo no desenvolvimento da sua empresa!

Vale a pena investir na Transformação Digital?

De que maneira a transformação digital impactou a sociedade?

A transformação digital já impactou negócios, experiências e engajamentos por todo o mundo. Como falamos, é um movimento que já apresenta resultados reais e traz os mais diversos benefícios às empresas.

Por exemplo, de acordo com levantamento da Forbes, existem vários exemplos de empresas que se transformaram digitalmente e viram benefícios bem marcantes como resultado.

Na matéria, elencou-se o número de anos que cada empresa levou para completar o processo de transformação digital e o percentual de crescimento das ações das empresas neste período. A lista é a seguinte:

  • Microsoft: 5 anos e crescimento de 258%;
  • Hasbro: 7 anos e crescimento de 203%;
  • Best Buy: 7 anos e crescimento de 198%;
  • Honeywell: 3 anos e crescimento de 83%;
  • Nike: 2 anos e crescimento de 69%;
  • Target: 8 anos e crescimento de 66%;
  • Home Depot: 2 anos e crescimento de 59%;

Um dos principais exemplos de uma transformação digital é a Microsoft. Uma das maiores empresas de tecnologia hoje, há pouco mais de uma década enfrentou a concorrência pesada de empresas inovadoras, como a Apple e a Amazon.

Foi o que levou a Microsoft a repensar seu modelo e sua estratégia de negócios.

Em 2014, a empresa começou a apostar em sistemas e soluções baseadas na nuvem, em vez de focar em softwares tradicionais.

Além disso, ela começou a apostar em parcerias com outras empresas de tecnologia, criando soluções inovadoras e mais adequadas para o mercado atual (seja para empresas, como para as pessoas).

No entanto, muita coisa mudou com a pandemia que acelerou todo processo de atendimento e experiência do cliente.

De acordo com um estudo da McKinsey, globalmente, entre 2019 e 2020, o percentual de interações entre clientes e empresas através de meios digitais pulou de 36% para 58%.

Além disso, de acordo com outro estudo da McKinsey, identificou-se um avanço de cinco anos em questão de dois meses no que diz respeito à adoção de hábitos de compra digitais.

Como funciona a transformação digital nas empresas?

A transformação digital é bastante referida na internet e por especialistas como uma necessidade. E realmente é. No entanto, seu funcionamento não se baseia necessariamente em uma imposição.

Ou seja, fazer parte do movimento é uma opção.

O que os dados nos mostram, no entanto, é que quem opta por ficar de fora tem muito mais chances de padecer no mercado.

E você, o que acha?

É importante, assim, compreender a transformação digital como uma mudança que vem de dentro.

Mais importante: como uma mudança comportamental da organização, que impacta e beneficia a sua cultura organizacional.

Após isso, o caminho vai te levar para o campo da tecnologia — algo que explicaremos mais tarde. Por enquanto, vamos dar um passo atrás.

Ao influenciar a cultura organizacional, você envolve os stakeholders no projeto de mudança.

Ou seja, agora, o que mais importa é a experiência do cliente.

E não se engane: esse é um aspecto crucial para o sucesso do seu negócio.

Um estudo da Walker foi atrás desse veredito e constatou: 

Por volta do fim de 2020, a experiência do cliente seria diferencial mais importante que o preço de um produto.

Portanto, é essencial que o próximo passo seja entender as dores, necessidades, preferências, gostos e manias do seu cliente. Conhecer seu perfil como um todo.

Após isso, é necessário olhar para dentro:

Quais processos internos precisam ser otimizados para melhorar as entregas, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes?

Esse estudo vai aprofundar o seu olhar sobre o potencial produtivo da companhia.

A partir daí, entramos na escolha das tecnologias que vão encaminhar sua organização para uma verdadeira transformação digital.

Quais são os estágios da transformação digital

Existem algumas etapas da transformação digital pela qual a sua empresa vai passar.

Algumas já nascem em estágios mais avançados e outras ainda passarão por todo o processo.

O importante é conhecer quais são os investimentos já realizados pela empresa para conseguir entender em qual estágio ela está.

Estágio 1: adotando a tecnologia

Nesta etapa, a empresa tem o primeiro contato com novas tecnologias e conhece alguns dos benefícios.

gestão digital de documentos pode ser uma boa maneira de começar o processo de modernização tecnológica.

O grande risco de ficar estacionado nesse estágio é ver os seus clientes migrando para quem oferece um serviço ou produto de maior qualidade, praticidade e inovação.

A concorrência é quem sai ganhando e, em um mercado tão competitivo, isso pode levar à necessidade de encerrar as atividades.

Estágio 2: tecnologia como parte do negócio

As organizações que estão nessa etapa já sabem que o uso de soluções tecnológicas geram valor para o seu negócio e trazem impactos positivos.

Geralmente, a cultura de inovação dentro da empresa começa a fazer diferença na rotina de trabalho.

Os colaboradores percebem que as atividades diárias se tornaram mais práticas com a automatização de processos.

Isso faz com que haja colaboração por parte deles para dar os próximos passos em busca de novas tecnologias que permitam uma entrega ainda melhor para o cliente.

Estágio 3: tecnologia como parte da estratégia

No estágio 3 a tecnologia não apenas está presente em alguns processos, como também faz parte de toda a estratégia.

É provável que, quando atinja esse estágio, a empresa já tenha considerado fortemente a implantação de sistemas de gestão integrada e outras soluções.

Aqui, já foi verificado o diferencial que a tecnologia tem a oferecer para o gerenciamento do negócio como um todo, além disso, a empresa já começa a apresentar um bom nível de maturidade tecnológica

Por esse motivo, os gestores buscam contar com uma equipe bem estruturada e focada em inovação.

Estágio 4: infraestrutura convergente

Estão nesse estágio as empresas mais maduras, que adaptaram o seu modelo de negócio para estar cada vez mais alinhados à inovação e à demanda dos clientes. 

Um exemplo disso são as indústrias que adotam o sistema lean manufacturing e apresentam uma linha de produção muito mais eficiente.

Aqui, também é possível encontrar os negócios inovadores que mudaram o comportamento do mercado, como o Spotify, o Uber e a Netflix.

Estágio 5: inovação

O estágio 5 não é o final da transformação digital: ele é apenas uma referência de onde se encontram as empresas mais avançadas, em que a cultura da inovação já faz parte completamente do negócio.

Nessa etapa, são grandes os investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

As organizações que atingem esse nível lideram discussões sobre novas tecnologias e não têm medo de se arriscar.

Estão sempre adotando novos recursos, antecipando tendências e apresentando produtos e serviços cada vez mais surpreendentes.

10 Motivos para as empresas investirem em transformação digital

Ainda com dúvidas? Saiba que investir na digitalização pode mudar completamente a forma que sua empresa se posiciona no mercado — seja para concorrentes, como para os consumidores.

Listamos alguns benefícios que o seu negócio pode ganhar aderindo ao processo de transformação digital:

1. Menos processos manuais

Algumas das soluções disponíveis no mercado, como o sistema de gestão, auxiliam as empresas a automatizar seus processos.

Portanto, atividades que costumavam ser manuais, como o preenchimento de planilhas e a compilação de dados, são facilitadas.

As informações ficam salvas digitalmente e podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora.

2. Aumento na qualidade da entrega

Outro benefício do uso de soluções tecnológicas é a possibilidade de padronização de processos de acordo com as normas de qualidade da empresa.

Os equipamentos já estão programados para trabalhar com excelência.

Portanto, desde as operações mais simples dentro de um escritório até a produção no chão de fábrica, haverá considerável aumento de qualidade.

3. Satisfação do cliente

Uma pesquisa da PwC — Global Consumer Insights Survey 2019 — revelou que a transformação digital no varejo está mudando o comportamento do consumidor.

Cada vez mais as pessoas usam a internet para fazer suas compras devido à sua facilidade e diversidade de opções.

Portanto, quando a empresa atende às novas demandas do cliente, a possibilidade de aumento da satisfação é maior.

Por isso, é cada vez mais importante ter um site bem estruturado e responsivo, uma loja online, e usar as redes sociais para comunicação.

4. Ganho de vantagens competitivas

O investimento em novas tecnologias, como o Business Intelligence (BI), permite o acesso aos dados da empresa e dos consumidores de forma mais integrada e simples, além de toda a inteligência para o tratamento e análise desses números.

Isso facilita a elaboração de novas estratégias para atender às necessidades do seu público de forma mais eficaz.

Gera, também, mais valor para o cliente, colocando a empresa à frente da concorrência.

5. Redução de custos

Com um sistema de gestão é possível ter dados financeiros mais precisos.

Esse é um grande diferencial na hora de planejar os seus próximos investimentos e fazer cortes em gastos supérfluos.

Ademais, a automatização de processos e a eliminação de burocracias otimiza o tempo e, consequentemente, reduz custos de produção.

6. Mais segurança

As transformações digitais também diminuem os riscos de erros e de perdas de dados.

Isso devido a mecanismos como a criptografia, certificados digitais e assinaturas digitais, que são oferecidos pelas empresas de tecnologia.

Eles garantem a integridade e confidencialidade dos dados, protegendo o negócio e os clientes.

7. Aumento da produtividade

Para atingir metas, é preciso que os colaboradores tenham tempo para se dedicar aos processos que geram mais valor agregado para a organização.

automatização de processos é uma excelente saída, tendo em vista que os processos burocráticos podem ser eliminados da rotina.

Há ainda outro ganho: todos terão mais disponibilidade para pensar também em outras inovações para o ambiente de trabalho e para o negócio, o que aumenta consideravelmente a produtividade empresarial do seu negócio.

8. Possibilidade de expansão

Usar a internet como meio de venda é uma excelente oportunidade para explorar novos mercados e conquistar mais clientes.

Muitas empresas estão investindo em lojas on-line e em estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo, e-mail marketing e interação pelas redes sociais para atingir públicos de diferentes regiões e países.

9. Melhorar o relacionamento e a comunicação com o cliente

Independentemente dos esforços de digitalização terem como foco seus objetivos corporativos, como melhora da produtividade, no fim tudo serve a um propósito maior.

Conectar-se com seus consumidores, melhorando seu engajamento.

Um estudo da Accenture de 2020 afirma que, ao reprojetar as experiências digitais dos clientes, é possível transformar audiências passivas em participantes ativos da relação com a marca.

O relatório fala, inclusive, da possibilidade de transformar os clientes em co-criadores de uma relação mais engajada.

Tudo por conta do uso de tecnologias como Inteligência Artificial, VR e IoT.

Assim, você estabelece melhores conexões com o consumidor, maximizando os resultados.

10. Novas oportunidades para o negócio

Por fim, lembre-se que a transformação digital é uma propulsora de novos modelos de negócio.

Ou seja, encontrar na gestão digital novas oportunidades de negócios e de faturar.

Não é à toa que 60% das empresas que se submeteram à transformação digital criaram novos modelos de negócios, conforme informa a PTC.

Principais desafios da transformação digital

Qualquer tipo de mudança traz impactos para o negócio e, a princípio, pode causar estranheza ou não ser bem aceita por todos.

Nesse processo de transformação tecnológica, alguns desafios podem ser encontrados pelo caminho:

Gestores fechados para mudanças

As empresas cuja liderança não enxerga valor nas mudanças dificilmente conseguirão se manter no mercado.

Isso porque a inovação é uma necessidade cada vez mais urgente.

O início de uma jornada digital precisa não apenas da aprovação dos gestores, como também do engajamento deles com as novidades.

liderança pelo exemplo ainda é algo muito forte, principalmente dentro das grandes organizações.

Se nem mesmo os gestores dão importância para o uso de novas tecnologias, dificilmente os demais funcionários se importarão em seguir o processo.

Por isso, é fundamental que o CEO e os demais gestores da organização conheçam os benefícios dessa transformação e sejam os responsáveis por transmitir a nova visão para todos.

Dificuldades para lidar com novas tecnologias

Existem diferentes perfis de funcionários dentro de uma organização.

Alguns deles provavelmente enfrentarão mais dificuldades para aderir às tecnologias implantadas, algumas vezes causadas pelo medo do que é novo.

É importante oferecer treinamentos e incentivar o uso contínuo dessas novas soluções.

Uma boa dica é começar a implantar a tecnologia em pequenos processos e mostrar, aos poucos, os resultados para os funcionários.

Desse modo, eles poderão ver os impactos positivos de forma mais rápida.

Isso aumenta a possibilidade de se interessarem pelo que mais as inovações podem fazer para melhorar a rotina de trabalho.

Não criar uma cultura de inovação

Em muitos casos, a estrutura e a cultura da empresa são barreiras internas que impedem o uso de novas tecnologias.

Esse é um processo que precisa acontecer de forma contínua, porém há o desafio da criação de uma cultura voltada para a inovação dentro da empresa.

Portanto, é preciso que os colaboradores sejam incentivados e se sintam à vontade para propor novas soluções.

Nesse caso, ter um time de RH preparado e com uma visão estratégica para a mudança é fundamental.

Falta de clareza na estratégia

Ao definir as estratégias de inovação, é preciso que elas sejam claras e com metas bem definidas para que todos consigam entender quais caminhos precisam seguir.

Sem isso, é difícil saber o quanto a sua empresa conseguiu otimizar os processos e se ela ainda pode ir além do que já atingiu. E claro, os resultados a curto, médio e longo prazo.

No caso de organizações maiores, que contam com várias filiais, é preciso pensar que existem particularidades nas operações.

Dessa forma, não adianta querer adotar a mesma estratégia para todas as unidades, pois a chance de dar errado em alguma delas é grande.

Por isso, é importante que os gestores elaborem planos de ação flexíveis, de acordo com as necessidades locais.

Equipes de TI mal estruturadas

Para dar continuidade nos processos de inovação, é preciso investir também na estrutura da sua equipe.

Principalmente em funcionários da área de Tecnologia da Informação, setor que precisa ser considerado estratégico para a empresa na transformação.

Os profissionais não podem estar sobrecarregados com milhões de tarefas. 

Portanto, é preciso que haja tempo para conciliar as atividades atuais e os estudos de novas tecnologias para a empresa.

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