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Diferenças nos Custos por Trabalhador entre Simples Nacional e Lucro Presumido

Simples Nacional vs. Lucro Presumido: Impacto nos Custos de Contratação

A contratação de um novo colaborador vai além do salário. É crucial entender os custos adicionais, como encargos e impostos, que variam de acordo com o regime tributário da sua empresa.

Em algumas situações, as empresas podem arcar com um acréscimo de até 40% sobre o salário dos seus colaboradores destinados ao governo, através de tributos. Contratar um novo membro para a equipe implica em despesas que ultrapassam simplesmente o pagamento do salário. Segundo um estudo conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em colaboração com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), esse custo pode atingir até 183% do salário bruto para a empresa.

Neste artigo, exploramos as diferenças entre Simples Nacional e Lucro Presumido, ajudando você a tomar decisões mais assertivas na gestão de RH e na saúde financeira do seu negócio.

Simples Nacional —

• Isenção de INSS patronal e contribuições para SENAI, SESI, SEBRAE e Incra;

• Menor carga tributária;

• Pagamento único de impostos.

Custos por trabalhador:

• Fração de férias: 11,11%;

• Fração do 13º salário: 8,33%;

• FGTS: 8%;

• FGTS (provisão mensal de multa para rescisão): 4%;

• Previdenciário (férias, FGTS e Descanso Semanal Remunerado): 7,93%.

Lucro Presumido —

• Maior carga tributária;

• Alíquotas adicionais para INSS patronal, seguro de acidente de trabalho e outros encargos.

Custos por trabalhador:

• Fração de férias: 11,11%;

• Fração do 13º salário: 8,33%;

• INSS: 20%;

• Seguro Acidente de Trabalho (SAT): 3%;

• Salário Educação: 2,5%;

• Incra/SENAI/SESI /SEBRAE: 3,3%;

• FGTS: 8%;

• FGTS (provisão mensal de multa para rescisão): 4%;

• Previdenciário (férias, FGTS e Descanso Semanal Remunerado): 7,93%.

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