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Como abrir empresa em São Paulo 2021 e 2022: passo a passo. Novo Sistema Redesim e Balcão Único

Segundo levantamento do Sebrae, em 2017, cerca de 8,2 milhões de paulistas eram empreendedores ou faziam algum tipo de negócio – ou seja, abrir uma empresa em São Paulo é uma ação realizada por 27 em cada 100 adultos paulistas residente. Isso é muita gente! Mas por que o país envolve tantas empresas? Por ser considerada uma das regiões mais ricas do Brasil, reunindo uma população com potencial de consumo, principalmente em uma capital cheia de espírito empreendedor.

A abertura de uma empresa em São Paulo envolve três etapas (e todas essas etapas são integradas em um sistema!):

• Consulta-consulta prévia sobre a viabilidade de utilização do nome e morada da sua empresa;

• Coleta, registro e cadastramento de dados – você cadastra e abre empresa junto a todos os órgãos competentes e obtém CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), cadastro estadual e municipal;

• Licença – Será concedida a você uma licença comercial, autorizando a empresa a desenvolver suas atividades.

Como é o processo de abertura de empresa?

Você também pode saber mais sobre como abrir sua empresa no nosso blog: Abrir Empresa: Como abrir e quanto custa para abrir uma empresa em 2021? – Gestaum Digital

Quanto custa abrir empresa em São Paulo?

Saiba que o valor dependerá muito do escritório de contabilidade e da cidade na qual está localizado. No entanto, é interessante destacar que o valor pode variar de zero a R$1.200.

Preciso de contador para abrir empresa em São Paulo?

Sim. O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.

Natureza Jurídica

Para abrir bem uma empresa em São Paulo, é preciso primeiro definir o tipo de empresa que deve ser aberta.

As empresas possuem diferentes formatos jurídicos, sendo importante analisar o perfil da sua empresa para escolher a melhor opção, pois essa escolha definirá o perfil do seu negócio.

Segue logo abaixo no nosso blog você encontra explicando cada uma das opções: Abrir Empresa: Como abrir e quanto custa para abrir uma empresa em 2021? – Gestaum Digital

Tem dúvidas sobre o tipo de empresa ideal para você abrir? Fale agora mesmo com nossos contadores e solicite uma consultoria.

Opções tributárias

Quer pagar menos impostos, não quer? Para reduzir os tributos, você deve escolher o sistema tributário correto, seja um sistema tributário nacional simples, lucro presumido, lucro real ou MEI, é importante contratar um contador para orientá-lo na escolha das melhores opções tributárias para sua empresa.

A seguir estão as opções principais:

– Lucro real: Calcular todas as receitas, custos e despesas do negócio para apurar o lucro ou prejuízo para o cálculo do imposto. Não é recomendado para todos os tipos de negócios;

– Lucro Presumido: É calculado com base em tabelas de estimativa do faturamento, de acordo com a atividade da empresa, pode trazer economia tributária dependendo do perfil da empresa, é mais adequado para empresas de serviços;

– Simples Nacional: É o regime simplificado de pagamento de impostos, é muito vantajoso em comparação a outros regimes tributários, é menos burocrático e facilita o pagamento dos impostos, é recomendado principalmente para micro e pequenas empresas;

– MEI: É uma boa opção para que está começando e fatura pouco, o limite de faturamento é de máximo R$ 6.750 por mês, pode ter apenas um funcionário, paga em média R$ 60,00 de impostos por mês; por outro lado tem dificuldades de conseguir crédito em bancos e fornecedores, não é ideal para quem pretende crescer.

Site do Empreenda Fácil e REDESIM (Balcão Único) para abrir empresa

Se o negócio que você pretende abrir terá sede na cidade de São Paulo, temos boas notícias: a Prefeitura de São Paulo oferece o site Empreenda Fácil, integrado ao sistema REDESIM, que comporta todo o processo de abertura de empresa.

REDESIM, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, foi criada em 2007. A ideia veio junto com outros passos do Governo Federal para simplificar a abertura de empresas, e com isso permitir a legalização de diversas atividades que estavam na economia informal.

A promessa do sistema é que o prazo para abertura de uma empresa na cidade seja inferior a 4 dias. É importante lembrar que esse período é especificado para empresas consideradas de baixo risco – caso suas atividades econômicas não estejam de acordo com esse modelo, elas podem ser prorrogadas (você pode ver mais informações na fase de licenciamento).

Consulta Prévia ou Viabilidade

O primeiro passo para registrar uma empresa é chamado de pré-consulta. Neste momento, ao comunicar o local onde pretende manter a empresa, pode verificar se existem obstáculos à atividade económica prevista naquele local. Esta consulta é concluída no sistema REDESIM.

Você nunca deve alugar ou comprar um imóvel para fins comerciais sem primeiro verificar se o local é adequado para o tipo de atividade que deseja – portanto, esta consulta também o ajudará antes de tomar esta ação. Alguns locais não permitem o manuseio de produtos químicos e alguns locais não podem instalar equipamentos de aquecimento – tudo isso diz respeito à segurança e organização da cidade, prevenção de possíveis acidentes e determinação para reduzir riscos.

Esta consulta envolve também nomes de empresas, porque não pode haver duas empresas com o mesmo nome no mesmo local, a fim de proporcionar segurança jurídica a todas as pessoas relevantes. Desta forma, os dados inseridos no sistema serão utilizados para pesquisar os cadastros das empresas existentes e permitir-lhe autorizar ou não o nome da sua empresa conforme proposto.

Os resultados da Viabilidade são entregues diretamente no site da REDESIM, e você pode dar continuidade ao processo.

Após a verificação de viabilidade, com a publicação dos documentos, você poderá cadastrar sua empresa na REDESIM. As etapas de coleta de dados, registro e registro incluem diversos processos – registro, registro no órgão competente (Comissão de Comércio, Tabelião Público ou OAB), Alguns locais não permitem o manuseio de produtos químicos e alguns locais não podem instalar equipamentos de aquecimento – tudo isso diz respeito à segurança e organização da cidade, prevenção de possíveis acidentes e determinação para reduzir riscos.

Esta consulta envolve também nomes de empresas, porque não pode haver duas empresas com o mesmo nome no mesmo local, a fim de proporcionar segurança jurídica a todas as pessoas relevantes. Desta forma, os dados inseridos no sistema serão utilizados para pesquisar os cadastros das empresas existentes e permitir-lhe autorizar ou não o nome da sua empresa conforme proposto.

Os resultados da Viabilidade são entregues diretamente no site da REDESIM, e você pode dar continuidade ao processo.

Coleta de Dados, Registro e Inscrições 

Após a verificação de viabilidade, com a publicação dos documentos, você poderá cadastrar sua empresa na REDESIM. As etapas de coleta de dados, registro e registro incluem diversos processos – registro, registro no órgão competente (Comissão de Comércio, Tabelião Público ou OAB), e o recebimento das inscrições na Receita Federal, Secretarias de Fazenda Estaduais e Municipais. 

No REDESIM, você preenche os dados da empresa e do parceiro, e precisa de uma assinatura digital para verificar o comportamento. Essa etapa pode ser feita por meio de um agente, normalmente o seu contador faz esse cadastro – ele já tem o conhecimento e as ferramentas para fazer isso.

A primeira entrada gerará o chamado documento básico de entrada DBE-CNPJ. Este documento é utilizado para a prática de qualquer conduta perante o CNPJ-registro, alteração de registro, cancelamento de registro, restauração de registro ou declaração de invalidação.

Inscrição na Receita Federal

Como os dados foram inseridos no cadastro de coleta de dados da REDESIM, a Receita Federal recebeu uma notificação e sua empresa já está no sistema da agência – isso permitirá a geração do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Temos certeza que quando você começa a ter a ideia de abrir uma empresa, esta é a primeira mensagem que você pensa: Preciso de um CNPJ. mas por que?

Por conta desse número, a empresa está autorizada a emitir notas fiscais, compras de fornecedores e até mesmo aluguel de serviços. É isso que torna a empresa eficaz e legal. Ainda há muita informação sobre o chamado colecionador nacional – existe até uma página com esse nome no site do IRS. No entanto, no link disponibilizado pela agência tributária, consta a informação de que, a partir de 31 de julho de 2018, o acesso aos cobradores nacionais por meio do portal REDESIM – esta etapa foi incluída no processo.

Registro Estadual (Junta Comercial ou Cartório)

Como resultado da etapa de cadastramento, você deve enviar os documentos ao órgão que fará o cadastro de sua empresa – pode ser a Comissão de Comércio (que trata da grande maioria dos casos), o Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, ou a OAB (Ordem Brasileira Procurador), especificamente para registro de procurador O tipo de empresa. O State Integrator irá guiá-lo para se registrar corretamente.

Esse tipo de entrega também pode ser obtido pela Internet, fechando assim todo o ciclo de abertura da empresa sem que o responsável vá a algum órgão responsável. Em poucos dias, seus documentos serão analisados, e o próprio sistema fornecerá números importantes para a constituição de pessoas jurídicas: Número de Registro Comercial (NIRE), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais estaduais e municipais. Embora a autorização de funcionamento ainda não tenha sido obtida, podemos dizer que neste momento você abriu uma empresa no Estado de São Paulo: afinal, a “certidão de nascimento” da empresa está registrada no CNPJ – agora você já a tem.

Registro Municipal para desbloqueio do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM)

O Cadastro de Contribuintes (CCM) é um documento da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo que contém os dados cadastrais de todos os contribuintes de bens móveis da cidade – aqueles que exercem atividades econômicas na cidade.

Isso significa que todas as pessoas jurídicas devem ser cadastradas, razão pela qual se deve pagar os impostos municipais. Esse cadastro também foi integrado ao sistema REDESIM, a partir da integração da Prefeitura em junho deste ano. O número de inscrição do cadastro de contribuintes está bloqueado. O prazo de liberação é de 60 dias, sendo necessário acessar o portal do CCM e informar os dados solicitados. Nesta etapa, a verificação das informações será realizada em até 1 dia útil. A essa altura, você percebeu que todo registro de CNPJ de domínio público gera um pagamento:

• DARE (Documento Nacional de Arrecadação Tributária);

• DARF (Documento de Arrecadação de Tributos Federais). Agora, para se cadastrar na prefeitura por meio do CCM, você também precisa pagar a taxa de fiscalização da agência (TFE).

Para os outros municípios do Estado de São Paulo é necessário consultar informações na Prefeitura para saber o procedimento correto em cada caso – alguns também já contando com a integração na REDESIM.

Licenciamento

A última etapa para registrar uma empresa é obter uma licença. É aqui que a agência reguladora verifica se a empresa atende aos requisitos de saúde e segurança, controle ambiental, proteção contra incêndio e outros requisitos definidos pela legislação. Uma das mudanças no empreendedorismo nos últimos anos é justamente esta: o responsável pelo registro da empresa pode declarar que o negócio que está abrindo é de baixo risco e não precisa de documentos específicos que o comprovem. Obviamente, após obter a licença comercial, o governo municipal conduzirá uma inspeção por conta própria para verificar se a empresa listada está de acordo com a declaração. O processo de licenciamento inclui uma notificação de licença municipal de operação (ALF) e um certificado de licença abrangente (CLI) do órgão estadual do Estado de São Paulo, o que significa que a empresa pode iniciar suas atividades.

Seguindo com o processo dentro da REDESIM, as empresas consideradas de Baixo Risco emitem a documentação de forma online, não precisando comparecer pessoalmente em nenhuma das etapas.

Licenciamento Municipal para garantir o detalhamento das informações preenchidas para obtenção de licenças específicas do Município

Conforme já comentamos, existem atividades econômicas consideradas de baixo risco na análise dos órgãos responsáveis pelo licenciamento. As definições para baixo risco da Prefeitura de São Paulo constam no Decreto Nº 57.298, de 2016. Podemos citar, a título de exemplo, atividades de fabricação de alguns gêneros alimentícios, como biscoitos ou massas, diversas atividades de comércio, como de bebidas ou tecidos, e grande número de atividades de serviços.

Quando seu negócio está classificado como baixo risco, um Alvará de Funcionamento Provisório é emitido automaticamente no sistema REDESIM, e não é necessária vistoria.

Caso sua empresa apresente uma atividade econômica que for considerada de alto risco, serão exigidos outros documentos além de uma vistoria prévia por parte dos órgãos envolvidos no licenciamento – e só posteriormente será emitido o Alvará.

Certificado digital

Você sabe o que é certificado digital e para que ele serve na sua empresa? O certificado digital é a identidade da sua empresa na internet, sendo indispensável para que a empresa tenha acesso a todos os órgãos governamentais, como por exemplo: Receita federal, previdência social, caixa econômica, secretária de fazenda, procuradoria da união, ministério do trabalho e muitos outros.

O certificado digital será necessário para gerenciar toda parte tributária e trabalhista da sua empresa, como por exemplo, contratação de funcionários, rescisões, emissão de impostos, emissão de nota fiscal e muito mais.

Quer pular toda essa burocracia na sua abertura de empresa?

Abrir empresa é um processo que pode tomar bastante tempo do empresário e que requer bastante estudo para diminuir sua taxação o máximo possível e evitar multas. Economize abrindo sua empresa com a Gestaum Digital, além de providenciarmos sua contabilidade mensalmente, fazemos abertura de empresa grátis e você ainda ganha acesso ao nosso sistema ERP para gestão de estoque, vendas e funcionários.

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