O prefeito Mauro Mendes assinou na tarde desta segunda-feira (17) um termo de cooperação com a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) que define a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Cuiabá é a 7ª capital do país e 1ª cidade de Mato Grosso a aderir ao sistema. Veja abaixo como abrir empresa em Cuiabá.
A Redesim é um programa federal que estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. Com o novo sistema, a abertura ou fechamento de empresas em Cuiabá poderá ser feita em até 48 horas.
“A Prefeitura tem o dever de buscar soluções para o desenvolvimento da cidade. Agora podemos diminuir a burocracia e oferecer meios para que novos empresários gerem renda, emprego e pagamento de impostos, estimulando a economia em Cuiabá”, afirmou Mauro Mendes.
“A Redesim foi criada para facilitar os trâmites tanto de abertura de empresa como de alteração de cadastro. Em no máximo 40 dias o sistema já estará em pleno funcionamento”, explicou.
O secretário municipal de Fazenda, Guilherme Müller, destaca ainda que a Redesim irá integrar ainda informações obrigatórias da Jucemat, Prefeitura e Receita Federal. “Assim, todos os dados poderão ser padronizados, evitando erros cadastrais e possíveis prejuízos, tanto para os empresários como para os órgãos envolvidos”, disse.
Para agilizar o funcionamento imediato de empresas, o prefeito assinou no dia 14 de junho o decreto que dispensa a Consulta Prévia de Localização e de Atividade para empreendimentos de baixo ou médio impacto.
A partir de agora, empresas que se encaixem no perfil de baixo ou médio impacto poderão passar posteriormente pela vistoria de fiscais da Prefeitura e, então, solicitar o Alvará de Funcionamento.
Opções de tributação
Quer pagar menos impostos, quem não quer? Para pagar menos, é preciso escolher o regime tributário correto, seja simples nacional, lucro presumido, lucro real ou MEI, o importante é contratar um contador consultor para te orientar na melhor escolha tributária para sua empresa.
Segue abaixo as principais opções:
– Lucro Real: São calculadas todas as receitas, custos e despesas do negócio para apurar o lucro ou prejuízo para apurar os impostos, não é recomendado para todos os tipos de negócio;
– Lucro Presumido: É calculado com base em tabelas de estimativa do faturamento, de acordo com a atividade da empresa, pode trazer economia tributária dependendo do perfil da empresa, é mais adequado para empresas de serviços;
– Simples Nacional: É o regime simplificado de pagamento de impostos, é muito vantajoso em comparação a outros regimes tributários, é menos burocrático e facilita o pagamento dos impostos, é recomendado principalmente para micro e pequenas empresas;
– MEI: É uma boa opção para que está começando e fatura pouco, o limite de faturamento é de máximo R$ 6.750 por mês, pode ter apenas um funcionário, paga em média R$ 60,00 de impostos por mês; por outro lado tem dificuldades de conseguir crédito em bancos e fornecedores, não é ideal para quem pretende crescer.
Documentos para abrir empresa
A documentação para abrir empresa em Cuiabá Mato Grosso é super fácil, basta apresentar os seguintes documentos.
Para os sócios: RG, CPF, CNH ou outros; comprovante de residência; se for casado, apresentar a certidão; título de eleitor ou número do recibo da última declaração de IR;
Para a empresa: Número do IPTU do imóvel; comprovante de endereço ou contrato de locação;
Análise de viabilidade e Localização
Antes de abrir uma empresa em Cuiabá, é importante consultar a prefeitura pra saber se você realmente pode abrir sua empresa no endereço que você escolheu, porque pode ser que a prefeitura não autorize a abertura da empresa por algum motivo, como por exemplo, sua atividade pode não ser permitida no local.
Alguns empreendedores cometem esse erro de alugar o endereço comercial da empresa antes de confirmar se é permitido abrir sua empresa naquele local, e para que você não comece seu negócio com prejuízos e dor de cabeça, minha dica é que antes de tudo você consulte a prefeitura pra saber se é permitido.
Atualmente o processo de abertura de empresa é totalmente integrado entre junta comercial, prefeitura, receita feral e secretária de fazenda, e ao solicitar a viabilidade da junta comercial, a prefeitura já dá seu parecer, mas não custa nada se informar antes pra garantir.
Como abrir empresa em Cuiabá
Antes de Abrir uma empresa em Cuiabá fique ligados nos detalhes, porque envolve vários procedimentos em diversos órgãos do governo. Antes de começar todo o processo é necessário solicitar a viabilidade para abertura da empresa na junta comercial. E a viabilidade de análise prévia de localização na prefeitura.
Nessa viabilidade que saberemos se é possível ou não abrir a empresa com as informações apresentadas. Normalmente a viabilidade demora até 3 úteis para liberar a autorização de nome empresarial e validação das informações.
Passo a passo para abrir uma empresa em Cuiabá:
1 – Solicita análise de viabilidade e localização na prefeitura;
2 – Solicitar a viabilidade na junta comercial;
3 – Preencher o DBE para pedir o CNPJ na receita federal;
4 – Preencher a FCN integrando junta comercial e receita;
5 – Pagar as taxas;
6 – Assinar os documentos;
7 – Protocolar o processo de abertura.
Após a junta comercial analisar a aprovar o processo de abertura, será disponibilizado no site da junta comercial o contrato social e link para gerar o CNPJ na Receita federal.
Esse foi um passo a passo para abrir uma empresa em Cuiabá.
Em poucos dias você vai ter sua empresa aberta, pronta para funcionar, porque abrir uma empresa tem ficado cada dia mais rápido, mas é importante contar com quem entende de abertura de empresa, para que não tenha atraso e nem dor de cabeça.
Como emitir nota fiscal em Cuiabá?
A nota fiscal é muito importante para o funcionamento da sua empresa e você precisar organizar tudo para começar a emitir nota fiscal. Nós somos especialistas em gestão de nota fiscal e tecnologia para emissão, podemos te ajudar a preparar sua empresa para o faturamento de nota fiscal.
Mas afinal de contas, como emitir nota fiscal?
Se você for um prestador de serviços, o primeiro para emitir nota fiscal é fazer o cadastro na prefeitura, isso é bem simples de fazer, não precisa se preocupar, é só fazer o cadastro na prefeitura e pedir a autorização para emitir nota fiscal no site da prefeitura.
Agora se seu negócio for comercio ou indústria, o procedimento é diferente, mas também é tranquilo de resolver. O primeiro passo é conseguir o certificado digital da empresa, em seguida será necessário solicitar a inscrição estadual na secretária de fazenda.
Após conseguir a inscrição estadual, agora é preciso pedir o credenciamento para emissão de nota fiscal no site da secretária de fazenda. Em seguida você tem que comprar um sistema próprio para emissão de nota fiscal.
Achou complicado? Fique calmo, nós temos sistema de emissão de nota fiscal, é grátis para nossos clientes da contabilidade.
Fale com nossos contadores e solicite uma consultoria para emitir nota fiscal.
Certificado digital
Você sabe o que é certificado digital e para que ele serve na sua empresa? O certificado digital é a identidade da sua empresa na internet, sendo indispensável para que a empresa tenha acesso a todos os órgãos governamentais, como por exemplo: Receita federal, previdência social, caixa econômica, secretária de fazenda, procuradoria da união, ministério do trabalho e muitos outros.
O certificado digital será necessário para gerenciar toda parte tributária e trabalhista da sua empresa, como por exemplo, contratação de funcionários, rescisões, emissão de impostos, emissão de nota fiscal e muito mais.
SABE QUEM REALIZA TODOS OS ESSES SERVIÇOS POR VOCÊ? A GESTAUM DIGITAL. ENTRE EM CONTATO AGORA PARA ABRIR SUA EMPRESA (ABERTURA DE EMPRESA GRATUITAMENTE NOS PLANOS DE CONTABILIDADE)
EMITIR SEU CERTIFICADO DIGITAL
EMITIR NOTAS FISCAIS
ENTRE OUTROS SERVIÇOS DE CONTABILIDADE DIGITAL EM CUIABÁ.