Com o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda se encerrando no dia 30 de maio, cresce a ansiedade de quem espera receber valores de volta. No entanto, a restituição atrasada pode ser uma realidade para muitos contribuintes em 2025. O motivo? A greve dos auditores da Receita Federal, que já dura mais de seis meses e pode afetar diretamente o andamento das análises e liberações de valores.
Greve pode travar as análises
Inicialmente, é importante destacar que a digitalização dos processos da Receita Federal facilitou muito a entrega e o processamento das declarações. No entanto, a tecnologia ainda não substitui completamente o fator humano. Casos que fogem do padrão e exigem atenção especial ainda dependem da atuação dos auditores, o que está comprometido com a paralisação da categoria.
Empresas também podem sofrer prejuízos
Além do impacto direto no bolso dos cidadãos, a paralisação também traz consequências para o setor produtivo. Importadoras e exportadoras estão enfrentando mais tempo de espera nos processos de desembaraço aduaneiro. Isso afeta não apenas a entrada e saída de produtos, mas também a cadeia de suprimentos de empresas que dependem de insumos importados.
O que fazer agora?
Por isso, o mais prudente neste momento é não esperar até o último dia. Antecipar o envio da declaração pode ser a diferença entre receber logo a restituição ou ficar preso na fila de análise. Agir com antecedência pode minimizar os impactos causados pela greve.
Conte com a Gestaum Digital Diante desse cenário, a Gestaum Digital oferece uma solução completa para micro e pequenas empresas que querem garantir sua organização contábil, fiscal e financeira sem complicações. Nossa plataforma une tecnologia, inovação e suporte especializado para que sua declaração do IR seja feita de forma correta, segura e no prazo. Restituição atrasada? Contar com a Gestaum Digital pode fazer toda a diferença para manter sua empresa em dia e seu reembolso no seu bolso o quanto antes.