A frase “a publicidade é a alma de uma empresa” revela a importância da publicidade para várias empresas. Sem o apoio de uma estratégia e divulgação efetiva, uma pequena empresa pode não sobreviver no longo prazo, pois, acaba não conseguindo atrair novos clientes, vendas e lucros. Não basta apenas anunciar produtos e serviços, uma publicidade eficaz requer os 4 Ps do Marketing.
O que são os 4 Ps do Marketing?
Os 4Ps de marketing (Composto ou Mix de marketing) são um conjunto de fatores usados para apresentar um produto a um público-alvo. O objetivo é criar a melhor experiência possível para os clientes enquanto atinge os objetivos da empresa no campo. Segundo o livro Gestão de Marketing, os pilares do Mix de Marketing são variáveis controláveis e interdependentes. Podemos definir cada um, mas não de forma fixa. Eles podem ser atualizados e ajustados para cada nova campanha. Dessa forma, você consegue alinhar o marketing a cada objetivo de forma realista em cada ambiente.
Exemplo: um público tem mais poder de compra do que outro. Escolher para quem você quer vender determina quanto você pode cobrar. Quando uma pequena empresa implementa o composto de Marketing, os resultados positivos surgem rapidamente. Dentre eles, podemos citar o aumento da base de clientes, a popularidade de produtos, serviços e a competitividade no mercado. Ao analisar os 4Ps do marketing, podemos obter uma compreensão mais profunda do que eles significam e do efeito que têm nas campanhas publicitárias.
Quais são os 4 Ps do Marketing?
1.º P: Produto
Os produtos são o principal pilar de sustentação de um negócio. Por meio dele, seus empreendedores podem atender às necessidades e desejos de seus clientes, além de proporcionar-lhes benefícios. Ou seja, os melhores produtos são aqueles resultantes em ótimas soluções e experiências de consumo.
Por conta dessa importância, outros 3Ps circulam em torno do produto, ou seja, são criados, vinculados e alinhados a ele. Para que um produto dê bom resultado, o empreendedor precisa analisar:
- Qualidade;
- Opções e características;
- Design;
- Marca;
- Linhas de produtos;
- Serviços agregados.
Além disso, é importante pensar em:
- Qual o problema ou dor que o produto resolve?
- Qual é o seu diferencial?
- A quem se destina?
- Ele é físico ou digital?
- Qual é o valor que entrega?
2.° P: Preço
O preço de um produto pode criar uma reputação (boa ou ruim) para o seu negócio. Além disso, é o único pilar de um Mix de Marketing lucrativo. Para definir o preço ideal, é necessário decidir:
- Fatores que pesam sobre o preço (impostos, taxas, etc.);
- Modelo de cobrança;
- Política de descontos;
- Condições e formas de pagamento;
- Variações regionais.
É importante lembrar a influência de fatores psicológicos no preço. Existem algumas empresas que fazem um ótimo trabalho em emocionar os clientes em relação aos benefícios gerados pelo produto. Quanto maior o valor percebido de um produto, mais os consumidores estão dispostos a pagar por ele. Portanto, também é importante considerar as seguintes questões antes de definir valores:
- Qual sentimento esse produto pode gerar em meus clientes?
- Que benefício real oferece?
3.° P: Praça
Esta praça inclui todos os canais de distribuição ou pontos de venda que permitem que o produto chegue ao consumidor final. Para serem mais eficientes, os empreendedores precisam analisar:
- Canais e cobertura da distribuição;
- Pontos de venda;
- Locais de estoque;
- Frete e logística;
- Regiões de venda.
Idealmente, toda a estrutura deve estar interligada. Para o pequeno empreendedor, isso significa ter bons fornecedores, rede social para interagir com os clientes, estoque de produtos e boa entrega.
4.°P: Promoção
Promoções significam mais do que oferecer descontos e gerar vendas. Na verdade, esse P pretende estimular o consumo e gerar awareness para o produto. Você sabe o que analisar nesse plano P? Os principais fatores são:
- Relações-públicas (contatos com os clientes);
- Venda pessoal;
- Descontos e outras vantagens;
- Mídias sociais a serem utilizadas;
- Publicidade.
- Promoções de sucesso são resultados de produtos, preços e localizações bem estruturadas, além de ações estratégicas inteligentes. Uma vez que o item é comprado e usado, o cliente deve estar disposto a continuar consumindo, mesmo pelo valor original.
Quais fatores determinam o Mix de Marketing?
Há uma série de fatores internos e externos que afetam o mix de marketing. Você precisa levá-los em consideração ao desenvolver sua estratégia. Esses fatores são:
Interno
- Fatores encontrados em uma organização relacionada ao clima dentro da empresa. Como:
- objetivos da marca;
- a natureza do produto;
- Ciclo de vida do produto;
- recursos disponíveis.
Externo
Aqueles que estão fora da organização, ou seja, geralmente sociais, culturais e políticos. Alguns são:
- O nível de competição no nicho de mercado;
- comportamento do consumidor;
- a eficiência dos canais de comunicação;
- controle governamental.
Como implementar os 4 Ps do Marketing nos negócios?
Com tantos benefícios, é natural que agora você queira implementar o marketing 4P em seu negócio. Para acertar de primeira, daremos algumas dicas valiosas a seguir.
Entenda o seu público-alvo.
A definição do público-alvo de uma empresa deve ser feita por meio de pesquisa de mercado, segmentação (por exemplo, área geográfica) e perfis comportamentais.
Existem ferramentas digitais que podem disponibilizar esses dados para pequenas empresas. Dessa forma, personas (representações fictícias de consumidores ideais) podem ser criadas.
Estipule metas e objetivos claros.
Conhecer as necessidades, pontos problemáticos e hábitos da persona facilita a definição de metas de marketing. É para aumentar o engajamento, a fidelização ou a proximidade com os clientes? Aumentar as vendas de um produto ou serviço? Posicionar o negócio como referência e autoridade no mercado?
Faça pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado inclui a compreensão dos consumidores e concorrentes. Neste último caso, você pode pesquisar as táticas de marketing usadas por outras empresas. Para o primeiro grupo, pesquisas e enquetes rápidas nas redes sociais são excelentes recursos.
Crie uma estratégia diferenciada
Outra dica importante é analisar as práticas de marketing utilizadas por outras empresas para identificar o que elas não estão fazendo. Aproveite as dicas e use estratégias que beneficiem o seu negócio. Pode ser algo simples, mas surpreender o consumidor. Por exemplo, resposta rápida nas redes sociais, publicação de histórias inspiradoras baseadas nas realidades vividas pelo público-alvo, etc.
Determine o seu posicionamento
Para qualquer pequeno empresário, somente esclarecendo sua missão é que ele poderá determinar o posicionamento de seu negócio, este é o propósito de seu trabalho. Por exemplo, alcançando uma ótima relação custo-benefício, entregando uma experiência incrível ou alinhando o consumo com a sustentabilidade.
Utilize os 4 Ps do marketing
Os pilares dos 4Ps do marketing precisam focar nas seguintes ações:
- Preço: a vantagem de pagar pelo produto;
- Produto: benefícios diferenciados;
- Praça: melhores canais de distribuição e logística;
- Promoção: O valor das marcas e itens em relação ao mercado.
- Pequenos empreendedores precisam colocar seu plano de operações de marketing em ação.
Defina um plano de marketing
Isso significa definir prazos, metas, fases, estratégias e proprietários de anúncios. Desta forma, o resultado será mais fácil de alcançar.
Exemplos de empresas que aplicaram os 4 Ps do Marketing.
Existem algumas grandes organizações que utilizam Mix de Marketing que são uma verdadeira fonte de inspiração para qualquer tipo de empreendedor. A seguir apresentamos alguns deles:
Apple
A Apple claramente adota uma estratégia de diferenciação. Para isso, investe na pesquisa e desenvolvimento de produtos adequados ao perfil de seu público-alvo. Não é à toa que as vendas da marca têm feito tanto sucesso. As experiências incríveis que a Apple oferece fazem dela uma marca que os consumidores adoram.
Spotify
O Spotify é conhecido por seu excelente serviço de streaming de música e podcasts. Todo o sucesso dos usuários é resultado de estratégias inteligentes de precificação.
No modelo “freemium”, você pode ouvir música com anúncios e restrições. Quando um cliente começa a experimentar o serviço, ele assinou um pacote pago que libera recursos.
Havaianas
Para se manter competitiva por décadas, aposta na inovação, na flexibilidade e na coerência com os gostos dos consumidores. Produz modelos de sandálias que vão das massas casuais aos estilos mais tradicionais — tem uma Havaianas para cada ocasião.
Coca cola
Com estratégias de marketing impecáveis, a empresa abrange gerações de paixão por produtos, marcas e experiências de consumo. Um dos segredos da Coca-Cola é gerar valor emocional nos clientes, envolvendo os seguintes temas: família, datas comemorativas e superação de desafios.
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