Se você é um músico terapeuta (musicoterapia autônomo), pode se perguntar qual é a melhor opção para trabalhar: ser autônomo, trabalhar como profissional liberal ou abrir uma empresa. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha dependerá das suas metas pessoais e profissionais.
Existem oportunidades interessantes para profissionais da área da musicoterapia em contratos CLT, mas muitos optam por atuar como autônomos, buscando as vantagens de ter um CNPJ registrado. O MEI é uma opção para profissionais da área que oferece benefícios similares, como tributação simplificada e acesso a crédito.
Como saber se devo ser um profissional da área músico terapia autônomo ou pessoa jurídica (PJ)?
Assim como para outros profissionais autônomos, é importante escolher o modelo mais adequado de empreendimento para obter vantagens fiscais e tributárias. A abertura de uma empresa pode ser uma opção interessante para reduzir a carga tributária sobre os ganhos, mas é fundamental buscar informações e orientações para escolher o melhor formato de empreendimento que alie sua forma de trabalhar com um modelo mais adequado de tributação.
Autônomo
Ser autônomo significa que você é o único responsável por todas as suas decisões e atividades profissionais. Você pode trabalhar para vários clientes simultaneamente, e definir sua própria agenda. No entanto, ser autônomo também significa que você é responsável por todas as despesas relacionadas ao seu trabalho, como impostos, seguro e equipamentos.
Para ser um músico terapeuta autônomo, você precisa ter habilidades de negociação e marketing para encontrar clientes e construir uma base sólida de negócios. Você também precisa ser organizado e capaz de gerenciar seu tempo de forma eficaz para equilibrar a carga de trabalho.
Ser um profissional de músico terapia PJ
Assim como outros profissionais autônomos, muitos profissionais da área da música terapia têm dúvidas sobre se devem atuar como autônomos ou abrir uma empresa. Ambos os modelos são possíveis para a atuação na área da música terapia, sem diferenças relevantes entre um profissional liberal e autônomo. No entanto, a abertura de uma empresa pode ser uma opção interessante para quem deseja reduzir a carga tributária e ter maior controle financeiro.
Como um profissional liberal, você tem mais flexibilidade em relação ao trabalho do que um funcionário de uma empresa. Você pode trabalhar para várias empresas ou indivíduos, mas não tem a responsabilidade legal e financeira que vem com a abertura de uma empresa.
Como um músico terapeuta profissional liberal, você pode trabalhar em um consultório ou em outras instalações de saúde, como hospitais ou clínicas. Você também pode trabalhar em escolas, casas de repouso e outras instituições.
Benefícios de formalizar seu CNPJ como profissional da área PJ
A formalização do CNPJ pode ser benéfica para profissionais da área da música terapia que desejam atuar como PJ, incluindo maior visibilidade do mercado para seus serviços e a credibilidade adquirida ao manter uma equipe de apoio que garante a continuidade do atendimento em caso de imprevistos pessoais. Além disso, a emissão de nota fiscal garante uma relação transparente com os clientes e a possibilidade de obter descontos e linhas de crédito ao adquirir equipamentos especializados.
Abrir uma empresa significa que você tem a responsabilidade legal e financeira por suas atividades comerciais. Você precisa registrar sua empresa, pagar impostos, obter um seguro e adquirir equipamentos e suprimentos. No entanto, ser dono de uma empresa também significa que você tem mais controle sobre suas atividades e pode contratar outros profissionais para ajudá-lo.
Como um músico terapeuta que abre uma empresa, você pode trabalhar em seu próprio espaço, contratar outros terapeutas e expandir seu negócio. Você precisa ter habilidades de gerenciamento, finanças e negociação para ter sucesso.
Embora cada modelo de atuação tenha suas vantagens e desvantagens, é importante buscar suporte especializado para escolher o melhor formato para o seu negócio como profissional da área da música terapia PJ. A equipe da Gestaum pode ajudá-lo na migração da atuação como profissional liberal para CNPJ e auxiliá-lo na abertura da sua empresa. Entre em contato.