A futura alteração aplicará um novo panorama para a tributação da renda e reforçará a importância de estratégias da contabilidade na orientação dos contribuintes. Além disso, para os profissionais e escritórios contábeis, a aprovação da lei de isenção demandará atenção diária no planejamento e na atualização das obrigações fiscais.

Está a espera para ser sancionada pelo Presidente Federal, a Lei 15.246/25, que tornará duradoura as alterações realizadas no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A recente norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem origem no Projeto de Lei (PLN) 1/25, aprovada pelo Congresso Nacional, que também modificará a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
Anteriormente, as mudanças no Imposto de Renda tinham validade de cinco anos. Contudo, com a nova regra, o benefício passa a ser permanente, que segundo a relatora do projeto, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), garante uma maior segurança jurídica aos contribuintes e proporciona previsibilidade ao planejamento de orçamentos.
A lei espera ser sancionada pelo Presidente da República, que certamente o fará, já que tal norma foi iniciada pelo próprio governo.
Atenção Classe Contábil
Para os profissionais e escritórios de contabilidade, o nova Lei 15.246/25, junto a modificações no LDO, requerem uma atenção extra e contínua no planejamento e nas futuras atualizações das obrigações fiscais:
- Segurança Jurídica e Planejamento: a nova faixa de isenção do IRPF, junto à continuidade dos incentivos fiscais destinados ao esporte, fortalecerá a previsibilidade no sistema tributário. Assim, esse cenário favorece o planejamento tributário de longo prazo para pessoas físicas e jurídicas — uma atividade fundamental desempenhada pelos profissionais da contabilidade.
- Monitoramento Orçamentário: a manutenção da meta fiscal e a prorrogação do prazo para o envio de créditos adicionais ao Orçamento de 2025 exigirão acompanhamento atento por parte dos contadores, já que deverão observar os impactos.
- Orientação a Clientes: os profissionais contábeis precisarão esclarecer aos seus clientes o caráter permanente do benefício reduzindo incertezas futuras. Também é essencial analisar os efeitos das regras sobre meta fiscal e créditos adicionais no contexto macroeconômico, pois poderão influenciar diretamente o ambiente de negócios.
Além disso, há algumas outras alterações no LDO que precisam ser conhecidas, como os créditos adicionais e adição no incentivo ao esporte:
- Esporte: Concederá caráter permanente aos benefícios tributários para o esporte, já previstos na Lei 11.438/06 (Lei de Incentivo ao Esporte).
- Créditos Adicionais: Permitirá que o Executivo envie os créditos adicionais ao Orçamento de 2025 ao Congresso até 29 de novembro de 2025.
Para ganhar mais conhecimento relacionado a isenção no imposto de renda, entre em contato conosco.