Dia 25 de Maio foi o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, tecnicamente conforme a lei ao pagar os impostos o cidadão tem direito a transparência por parte do governo sobre o sistema tributário. A data foi criada pela Lei nº 12325/2010 o objetivo é salientar a necessidade de respeito ao contribuinte no Brasil.
De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalhar 151 dias do ano somente para pagar impostos. O Banco Mundial calcula que o Brasil é o país onde mais se gasta tempo calculando e pagando impostos. Empresas gastam 1958 horas e R$ 60 bilhões por ano para vencer a burocracia tributária no Brasil.
A cada 200 funcionários, 1 trabalha na área contábil no Brasil. Nos Estados Unidos o número é em torno de 1 para mil. Qual o motivo dessa necessidade tão grande por contadores? A complexidade do sistema tributário brasileiro impossibilita que pequenos empresários continuem suas atividades sem a ajuda de um contador, tornando a necessidade por sistemas automatizados como o da Gestaum Digital ainda maior.
“Tudo é mais caro no Brasil”
O motivo do custo elevado no Brasil não é culpa dos empresários e sim da elevada carga tributária. O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias sobre consumo do mundo.
Com uma média de 40% de impostos sobre consumos eletrônicos e mais de 62% de impostos na gasolina.
Medidas de Simplificação Tributária no Brasil
O governo sempre afirma ano após ano tentar simplificar o sistema tributário, entretanto mesmo com todas as alterações o sistema ainda continua gastando o tempo dos empresários. O esocial das empresas, o portal único para o comércio exterior e padronização da nota fiscal e simplificação da abertura de empresas apesar de ter melhorado os procedimentos ainda são complicado comparado com outros países.
E a tributação no Brasil no pós-crise?
Em um cenário onde o Brasil estava passando por tantas desburocratizações, agora com a pandemia do COVID, a discussão sobre a necessidade de aumentar os impostos voltou a tona. Economistas do FMI defendem aumentar os impostos para as empresas com altos lucros e ricos no pós-pandemia para pagar os elevados gastos que o governo teve com saúde e auxílio.
O IPEA mostra que atualmente durante a pandemia os mais afetados são os pobres, pois pagam uma taxa tributária maior corroendo seu poder de aquisição, defendendo então novamente a reforma tributária para os próximos anos.
O que podemos fazer para diminuir a tributação das empresas?
Dado o cenário brasileiro, é de extrema importância para as micro, pequenas e médias empresas entrar em contato com um contador antes da abertura de sua empresa, para discutir qual a melhor estrutura e categoria de empresa a ser aberta para diminuir a tributação, além disso, um contador pode te ajudar a detectar quais custos e gastos vão ser abatidos para ajudar a diminuir a alta taxa tributária.
Entre em contato com nossa equipe para começar a sua negociação e discutir a abertura gratuita da sua empresa simples nacional.