O que é o cartão CNPJ?
Os principais dados que constam no cartão do CNPJ são a razão social e o nome fantasia da empresa, bem como o código de registro dela. Quando você consegue emitir o cartão CNPJ de uma empresa, significa que ela existe de fato e está registrada na Receita Federal e pode emitir notas fiscais legalmente.
O cartão CNPJ pode dar segurança às transações por meio da empresa relevante com base em sua situação cadastral: deve apresentar-se ATIVO para comprovar que a operação está amparada em lei.
O arquivo em si contém um registro online que pode ser verificado automaticamente pela Internet. Muitos programas são executados a partir do número do CNPJ. Para abrir uma conta bancária, solicitar financiamento público ou privado, fechar contratos, comprar de fornecedores atacadistas, etc., os empreendedores precisam de um CNPJ ativo. Até as contas próprias da empresa, como eletricidade ou água, são registradas com esse número.
Como emitir o cartão CNPJ?
- Escolha o tipo de empresa a ser aberta
Sempre dizemos que a abertura de uma empresa é baseada em um estudo, um plano de negócios. Embora possa parecer complicado, essa visão de futuro ajuda a definir com mais clareza o que essa empresa precisa fazer, mesmo em termos de tipo jurídico e tamanho. Por exemplo, na condução de um negócio, deve-se determinar se a empresa possui um ou mais sócios, quem serão esses players e como será estabelecida a relação entre eles dentro do empreendimento.
O tipo societário refere-se à natureza jurídica e pode ser aberto desde um microempreendedor individual MEI até uma sociedade limitada com vários sócios. Em relação ao porte do negócio, há também a opção de microempresa ou empresa de pequeno porte (EPP) ou ainda maior. Essas decisões só podem ser baseadas no conhecimento das intenções da empresa – e esses dados também serão registrados em seu CNPJ.
- Selecione as Atividades Econômicas (CNAE)
A escolha da atividade econômica está diretamente relacionada ao objetivo da empresa. Há uma variedade de negócios, e é através da definição dessas atividades econômicas que se definem as questões sobre tributação e as licenças necessárias para a Receita Federal e demais órgãos de fiscalização e negócios.
Agora, um negócio é claramente diferente de um empreendedor digital, que apenas mantém um escritório em casa, como um consultório odontológico. As empresas declararam de acordo com a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) os negócios que realizarão dentro da empresa e as políticas e regulamentos que deverão cumprir. As relações business-to-business também são caracterizadas por atividades selecionadas – empresas que alugam serviços e compram de terceiros geralmente respeitam a descrição CNAE do CNPJ com o qual estão negociando.
- Escolha um serviço de contabilidade para lhe apoiar
Já estamos na etapa 3, mas você pode até preferir antecipar essa opção de serviço contábil quando começar a planejar a emissão do seu próprio CNPJ. Isso porque, como vimos em projetos anteriores, é importante que alguém com experiência no assunto lhe mostre o melhor caminho – não fique pensando que apenas definir o tamanho da empresa etc. é muito simples, por exemplo, porque não são atividades que você pratica em sua vida diária.
Por isso o respaldo de um bom escritório de contabilidade, como a Gestaum Digital, é interessante, pois a lei obriga as empresas a responsabilizar os contadores por seus dados quando operam – então não é um serviço que é usado apenas nesta abertura, mas isso será um problema para o negócio mais tarde Acompanhamento.
- Elabore um contrato social
Nesta fase, as coisas começam a ficar mais concretas. Se você escolher uma empresa limitada de algum tipo, você tem um contrato social porque eles fornecem a separação de ativos pessoais dos ativos da empresa. Esse documento, assim como o cartão do CNPJ, traz diversas informações sobre a empresa, especifica quem são os sócios e qual o percentual de cada sócio no negócio, e define sua função dentro da organização.
- Registre o negócio na Junta Comercial
Este será o último passo quando você quiser gerar seu CNPJ pela primeira vez para que a documentação esteja finalmente pronta. Trabalhando com seu departamento de contabilidade para organizar todos os documentos necessários para abrir uma empresa, e os estatutos estão em vigor, você precisa passar pelo processo de abertura de uma empresa com a Comissão de Comércio. Aqui, os profissionais liberais passam por um processo diferente – precisam de autorização do conselho para publicar o CNPJ, ao invés de realizar este processo na Junta Comercial da cidade.
Se a documentação estiver correta e completa – parabéns! A própria Comissão Comercial enviará para você o número do CNPJ da empresa recém-inaugurada – conforme a agência comunica com a Receita Federal.
Para que ele serve?
O cartão CNPJ é usado para comprovar que a empresa não é um negócio informal, ou seja, ela foi aberta oficialmente e está em conformidade com a lei. Vale ressaltar também que, apesar da importância dos documentos, o cartão CNPJ não substitui outros documentos necessários, como o contrato social de uma empresa, pois cumprem funções diferentes.
Afirmamos que o cartão CNPJ, além de comprovar a existência de pessoa jurídica, é uma fonte de informação sobre a empresa – é provável que seja necessário na maioria das diferentes atividades que o empresário venha a exercer, como no caso de solicitar empréstimos junto a bancos e instituições financeiras e financiamentos. Além disso, o documento é utilizado em relações comerciais, como na elaboração de contratos de prestação de serviços ou de fornecimento de insumos. As faturas também exigem um cartão CNPJ, que pode entrar no sistema do governo municipal ou alugar um sistema de pagamento.
E eu já possuo CNPJ?
Os cartões CNPJ são emitidos através do site da Receita Federal. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Visite o site da Receita Federal;
- Insira o certificado de registro e a página de status do registro
- Informe o número do CNPJ.
Em seguida, o cartão CNPJ é emitido automaticamente mediante solicitação. Você pode baixar o documento ou imprimi-lo. Verifique o cartão regularmente para evitar surpresas, como algum tipo de restrição no CNPJ.
Emissão de Cartão CNPJ para quem é MEI
No caso do MEI, os sistemas do governo federal podem realizar todo o processo por meio do Portal do Empreendedor – com documentação simplificada. Isso porque o MEI é um tipo de empresa muito simples – ele indicou a escolha do Simples Nacional e identifica o negócio de forma correlacionada ao CPF do empresário. O CNPJ para microempreendedores individuais é emitido por meio de um processo realizado no sistema – isso constará em um documento denominado Certificado de Condição de Microempreendedores Individuais (CCMEI).
O que achou do conteúdo? Nós, da Gestaum Digital, estamos sempre disponíveis para auxiliar você na sua contabilidade. Precisa emitir um cartão CNPJ? Entre em contato e te daremos suporte!