Para introduzir o nosso blog, nós, da Gestaum Digital, gostaríamos de compartilhar um pouco da história do nosso branding e identidade visual. Nosso logotipo foi estruturado e utilizado por muito tempo, seguindo os passos que trabalharemos mais a frente. Entretanto, um dia, em uma conversa, ouvimos críticas à marca. Para eles, o risco de cima lembra um espermatozóide. Naquela semana, ficamos chateados. Apenas enxergávamos o lado negativo da crítica, já que ter uma empresa implica em desafios constantes. Foi aí que nos deparamos com a chance de transformar o que os havia frustrado em uma crítica construtiva que pudesse nos fortalecer. Desde a criação da Empresa temos o seguinte objetivo: desenvolver os projetos dos nossos clientes produzindo uma experiência única e maravilhosa.
Então, pensamos que a associação da minha marca com um espermatozoide é magnífica, uma vez que visualizamos nossa companhia sendo o espermatozoide e, o negócio dos nossos clientes, o óvulo. Quando ambos se encontram, geram resultados extraordinários: nasce e cresce um projeto que até então era um sonho. A partir disso, construímos nossa marca, sempre zelando pelo bem estar e desenvolvimento da história das empresas que confiaram em nós.
Branding x identidade visual?
A identidade visual tem a ver com os recursos de imagem que uma empresa utilizará para ser percebida, identificada, referenciada e, principalmente, para se consolidar no imaginário popular. Para tanto, ela emprega diversos elementos para atingir esse objetivo. Podemos dar um exemplo:
Logo: o nome escrito da marca, ou mesmo suas iniciais;
Símbolos: Desenhos ou ilustrações relacionados a nomes de marcas ou serviços
Paleta de cores: as tonalidades utilizadas não só nos símbolos, mas também nos signos;
Tipografia: A fonte utilizada no logotipo, que está diretamente relacionada à sua legibilidade.
Branding é o processo de gerenciar todas essas variáveis. É impossível gerenciar uma marca sem uma identidade visual forte. Seu objetivo é conseguir fixar a marca – ou posicionar a marca – na mente do consumidor, da forma pretendida. Ambas estão totalmente interligadas e uma não existe sem a outra. Muitas vezes, uma marca até tem uma identidade visual forte, mas precisa passar por um processo de rebranding, por exemplo. Isso é feito para que a marca possa crescer e se expandir para novos horizontes.
Como criar ou reformar uma identidade visual marcante?
Se você está começando uma marca agora, saiba que é imprescindível a criação de uma identidade visual. Entretanto, alguns motivos como mudança de nicho no mercado, nos clientes ou na própria organização, pedem uma reforma na identidade visual da empresa. Veja algumas dicas para fazer uma identidade visual marcante que possibilite um ótimo branding:
- Evite excesso de cores
O ideal é que a paleta de cores utilizada na identidade visual tenha um padrão bem definido e de fácil associação com a marca – isso requer de uma a quatro cores. Ou seja, quanto mais constante e simplificada ela for, melhores serão os resultados ao identificá-la.
Inclusive, não é incomum que as pessoas se sintam desconfortáveis e desconfortáveis devido à poluição visual.
- Seja claro
Quando os símbolos da marca ou mesmo os logotipos carregam muitas informações, entra-se novamente na questão da poluição visual. Em vez de serem mais minimalistas para lembrar melhor e mais rápido o público, eles realmente enriquecem os detalhes – composição, camadas, efeitos, layout da imagem, texto que muda frequentemente, etc.
- Cuidado com ambiguidade visual
Quando os símbolos da marca ou mesmo os logotipos carregam muitas informações. Em vez de serem mais minimalistas para lembrar melhor e mais rápido o público, eles realmente enriquecem os detalhes – composição, camadas, efeitos, layout da imagem, texto que muda frequentemente, etc. A ambiguidade visual refere-se à presença de símbolos na identidade de uma marca que podem ser interpretados de forma diferente dos objetivos da empresa. Por exemplo, há uma florista cujo logotipo deveria ser uma flor. No entanto, as ilustrações também se assemelham direta ou indiretamente aos alimentos. Isso torna completamente impossível identificá-la na empresa.
Afinal, se o símbolo for isolado, sem logotipo, é provável que o público pense em mil e uma marcas em vez de mencionar a sua. A situação é agravada quando essa ambiguidade leva a associações de conotações políticas, religiosas ou sexuais. Portanto, preste atenção especial!
- Verifique a aplicabilidade
Você precisa verificar como fica quando:
- Inserção de anúncios (online e físico);
- afixado no uniforme da empresa;
- Impresso na embalagem.
Tudo isso é relevante porque conta para o processo de reconhecimento da marca. Quando os profissionais responsáveis não testam o protótipo da identidade visual, é inevitável: em um desses pontos, haverá problemas com sua apresentação. Em breve, a conexão entre o público e a empresa será fonte de incertezas. Até se identificar com outra marca.
- Conheça o seu público
Saiba quem é seu público e as características que o definem e suas preferências. Pesquisas e coleta de dados presenciais e virtuais ajudam muito nesse sentido. Afinal, essas informações facilitam o rastreamento dos elementos que os fazem sentir ouvidos, valorizados e representados. A partir daí, você pode incorporá-los à sua identidade visual, principalmente em seus símbolos.
Quais as vantagens de uma identidade visual marcante?
Uma empresa sem uma identidade visual forte e bem estabelecida não consegue se posicionar no mercado e não consegue competir com seus concorrentes. Afinal, ela nem pode ser lembrada pelos consumidores.
No mercado, independente do setor, temos vários exemplos de marcas que se consolidam com identidade visual. Isso é tão poderoso que as pessoas não hesitam em identificá-los ou identificá-los mesmo em diferentes países. Dentre essas vantagens, podemos citar não só o público-alvo da marca, mas também o reconhecimento da marca pela sociedade como um todo. Como tal, isso exige que as empresas reduzam o custo de publicidade institucional e campanhas promocionais recorrentes.
Ao estabelecer-se abertamente no mercado, a marca torna-se referência (preço, qualidade, atendimento, etc.). Assim, aumenta a relação de confiança dos consumidores, o que ajuda a retê-los de forma mais eficaz.
Quem posso procurar para me ajudar?
É o caso de designers gráficos, publicitários e de quem trabalha com marketing. Isso é possível porque todas essas áreas estudam e aprofundam aspectos relacionados à construção, manutenção e atualização de identidades visuais. Assim, podem atuar de duas formas: como colaboradores do setor corporativo dedicados à representação dessas marcas no mercado, ou para prestar esses serviços de forma pontual e autônoma. Neste último caso, a pessoa pode trabalhar como freelancer, consultor ou empresário.
Gostou? A Gestaum Digital traz assuntos como esse e muitos outros semanalmente no nosso blog. Podemos ajudar você fazendo a sua contabilidade ou até mesmo abrindo a sua empresa. Entre em contato.